O Leopoldo de Outubro

No mês de outubro, as crianças são presenteadas com ópera infantil O Menino Maluquinho. O projeto A Escola vai à Ópera encena, nos dias 10,11, 12 e 14, este clássico da literatura infantojuvenil brasileira, obra do mestre Ziraldo, com música de Calimério Soares e libreto de Nilson Nunes. Com elenco formado por 10 cantores do conjunto vocal Brasil Ensemble e 50 crianças do Coral Infantil da UFRJ, e orquestra de câmara composta por instrumentos de sopros e percussão, o espetáculo tem direção geral de Maria José Chevitarese, direção cênica de José Henrique Moreira e regência de Ernani Aguiar e Kaique Stumpf. Destacamos ainda a apresentação, no dia 17, da Orquestra Afro-Brasileira, criada pelo Maestro Abigail Moura em 1942 e reformada pelo cantor e percussionista original do grupo, maestro Carlos Negreiros, e pelo músico e arranjador Caio Cezar, como atração da Série Estação Jazz. Comunicamos a publicação dos editais para inscrição nos cursos de extensão de nossa Escola nas três modalidades oferecidas à comunidade: Musicalização Infantil, Básico (Infanto juvenil e Adulto) e Intermediário. E, por fim, divulgamos que o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM) e a direção do Festival Villa-Lobos lançaram chamada de trabalhos para o “III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões”, que será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil-RJ, em novembro. Boa leitura.

Boa leitura!

Maria José Chavitarese