176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

WEB TV da UFRJ destaca Congresso Internacional de Música Sacra

A WebTV da UFRJ gravou matéria de 15min focalizando o I Congresso Internacional de Música Sacra. O evento, que contou com a coordenação geral da professora Valéria Matos (UFRJ), ocorreu de 20 a 22 de julho na Escola de Música (EM) e em outros espaços da cidade.

 

   
   

O encontro discutiu o tema "A Música Sacra Católica nos Séculos XX e XXI". Período em que a prática do gênero foi impactada pelas mudanças nas normas da Igreja e pelas transformações sócio-culturais que redefiniram a relação com a espiritualidade, o religioso e o transcendente. O  congresso reuniu docentes, estudantes, compositores, maestros, músicos, clérigos, religiosos e membros da sociedade em geral, afins ao tema.

 

Importantes pesquisadores internacionais e nacionais marcaram presença em palestras, mesas redondas e workshops. Os três concertos foram também pontos altos. Entre os inúmeros destaques dos programas apresentados, a estreia mundial da Gloria-Concertato, obra encomendada ao compositor João Guilherme Ripper, docente da EM, no concerto de encerramento.

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)