176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Orquestra de Sopros e Quintetos de Metais na EM

Um verdadeiro festival de instrumentos de sopros é o que promete a Orquestra de Sopros, sob a batuta de Marcelo Jardim, para o próximo concerto da temporada. Marcado para a próxima quinta-feira, dia 5, nele atua recebendo como convidados o Quinteto de Metais da UNIRIO, que conta também com músicos da UFRJ e da UFB, e o Quinteto de Metais MP5, integrada por músicos da Orquestra Sinfônica Nacional – UFF e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ. Os grupos sobem ao palco do Salão Leopoldo Miguez da Escola de Miguez da Escola de Música (EM), às 19h.  No programa, obras de Alfred Reed, Leonard Bernstein e Ferrer Ferran. A entrada é franca.

 Fotos: Reprodução
 orquestradesopros2017
 quintetomp
 quintetodemetaisunirio
 De cima para baixo, as três formações do concerto: Orquestra de Sopros da UFRJ, Quinteto de Metais MP5 e Quinteto UNIRIO de Metais.

 

Orquestra de Sopros da UFRJ

A Orquestra de Sopros da UFRJ é formada por alunos de graduação em instrumentos de sopro e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra, e também com suporte para o bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011.

 

Tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, bem como difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais. Como diretor musical, o maestro Marcelo Jardim, professor de regência de banda e prática de orquestra, da EM. 

Quinteto UNIRIO Metais

O Quinteto UNIRIO Metais foi criado em 2006, formado inicialmente por alunos e professores dos Cursos de Graduação e Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O Grupo tem como objetivo desenvolver o trabalho de música de câmera para metais, destacando, sobretudo, a pesquisa e divulgação da música brasileira. Tem também como objetivo servir de "laboratório" para os compositores, já tendo estreado peças de Claudia Caldeira, Nikolai Brucher, Marcos Lucas, Alexandre Schubert, Orlando Alves, Caio Senna, Sergio Oliveira, Neder Nassaro, Ricardo Tacuchian e Luis Octávio Braga.

 

ntre seus principais trabalhos constam apresentações na Bienal de Música Contemporânea, Panorama de Música Atual, Encontro Internacional de Trompetes de Volta Redonda. Nas suas apresentações contou com músicos renomados como Charles Schlueter, Fred Mills e Erick Ewazen. Pertencendo ao laboratório de pesquisa CT-INFRA, que conta com o apoio do CNPq, UNIRIO e Escola Portátil de Música, o grupo desenvolve intensa pesquisa sobre música de câmara para metais no Brasil. Hoje conta com professores da UNIRIO, EM/UFRJ e UFB.

Quinteto MP5

 

Formado por músicos atuantes nas orquestras do Rio de Janeiro (Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e Orquestra Petrobrás Sinfônica), todos solistas; desenvolvem atividades camerísticas, participam de máster classes, ministram aulas e aqui se reúnem com o objetivo de divulgar o vasto repertório existente para esta formação, difundindo a arte musical, atuando também na formação de novas plateias (concertos didáticos).

 

O Quinteto MP5 se destaca pelo repertório eclético, passeando pelo erudito, popular, folclórico, jazz e contemporâneo; ganhando assim notoriedade pelas performances bem humoradas, pela interação com o público em suas apresentações, bem como sua singular sonoridade e interpretação. Realiza intensa pesquisa de material musical: arranjos, adaptações e transcrições de obras nacionais e estrangeiras, englobando vários estilos e épocas. Já atuou em inúmeros projetos culturais, salas de concerto, praças, igrejas, universidades, escolas de música, convenções, entre outras... alcançando um grande sucesso de público e crítica.

 
estrela SERVIÇO

Escola de Música da UFRJ: Rua do Passeio 98, Centro, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2240-1441. E-mail: ar­tis­ti­co@mu­si­ca.ufrj.br

 

 Salão Leopoldo Miguez
05 de outubro, quinta-feira, às 19h

Escola de Música da UFRJ

05 OUTUBRO de 2017, QUINTA Orquestra de Sopros da UFRJ
Marcelo Jardim, regência Quinteto de Metais MP5
Nelson José e Jailson , trompetes
Josué Soares, trompa
Sérgio de Jesús, trombone
Carlos Vega, tuba Quinteto UNIRIO Metais
Nailson Simões e Maicon Lopes, trompetes
Adalto Soares, trompa
João Luiz Areias, trombone
Albert Khattar, tuba Programa: Alfred Reed
El Camino Real - Uma Fantasia Latina Leonard Bernstein
Suite da "Missa" (arranjo Michael Sweeney)
Alleluia – Sanctus – Agnus Dei - "A Simple Song" – Offertorio - "Almighty Father"
Quinteto de Metais MP5

Ferrer Ferran
Cool Brass Five
I – Allegro Vivo e Liggiero
II – Larghetto molto expressivo
III – Allegro Liggiero
Quinteto UNIRIO Metais

 

Marcelo Jardim. Professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da EM/UFRJ, na qual é também seu atual diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Concluiu o bacharelado e o mestrado em Regência pela UFRJ e doutorado em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, com a tese "A Banda do Villa: a Obra para Banda de Heitor Villa-Lobos". Foi o responsável pela criação e organização do curso de regência de banda no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém/PA e através da colaboração acadêmica, atua na direção artística do Festival Música das Américas e Festival Internacional de Música do Pará. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos Painéis FUNARTE de Bandas de Música, tendo sido responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda, da mesma instituição. É membro do conselho diretor da WASBE (World Association of Symphonic Bands and Ensembles). Mantêm uma agenda como professor convidado em festivais e seminários no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, além de atuar como regente convidado em orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas.

 

Orquestra de Sopros da UFRJ.
Direção artística: Marcelo Jardim
Piccolo: Thais Bacellar; Flautas: Danilo Klem Silveira, Lincoln Sena, Caroline Ribeiro de Souza, Flávia Castilho, Gabriel Carvalho, Ana Carolina Chaves; Oboés: Leandro Finotti, Stefanny Ribeiro; Oboé/Corne-Inglês: João Gabriel Sant'anna; Fagotes: João Luis da Silva; Gabriel Gonçalves, Pedro Paulo Parreiras*; Clarinetas: Marcio Souza, Felipe dos Santos, Matheus Martins, Diego Abreu dos Santos, Vanessa Prado Alvez de Souza, Guilherme Palha; Sax alto: Gabriel Damascena Ferreira, Marcos Saldanha; Sax tenor: Paulo Vitor Silva Valadão, Sax barítono: Marlon Couto Dias; Trompas: Tiago Carneiro*, Jonatas André de Souza, Sérgio Motta, Gilieder Josedaque; Trompetes: Cassio Rafael Sant'anna, Fernando José da silva, José Arimatéia de Oliveira, Gabriel Linhares Alves Quintão, Rafael, ; Trombones: Josemar Souza, Pablo Beato, Teomarco Barbosa Rodrigues, Nicolas Fernandes, Brian Ronald; Bombardino: Osmário Estevan Júnior, Welber Lima da Luz; Tubas: Hector Mota Braz, Carlos Augusto de Araújo Freire; Contrabaixo: Voila Marques*; Piano: Jean Molinari; Tímpanos: Pedro Moita*; Percussão: Edgar Araújo, Fausto Maniçoba, Márcio Gomes Cézar, Matheus P. dos S. Marcelino, Willian Moraes dos Santos, Paula Buscácio* (* técnicos).
Produção Setor Artístico: Paula Buscácio, Francisca Marques, Rosimaldo Martins, Jândia Backx, Suely Franco.
Montador: Mauro.
Monitores: Fausto Maniçoba, Caroline Ribeiro.
Bolsista Regência: Jean Molinari.
Bolsista: Gabriel Damascena, Gabriel Dellatorre, Thais Alves Gomes, Josemar Souza, Paulo Beato, Brian Ronald, Edgar Araújo

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)