Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Pós-Graduação Mestrado Profissional abre inscrições para processo seletivo
Mestrado Profissional abre inscrições para processo seletivo PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Qua, 13 de Setembro de 2017 07:56

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos a aluno regular do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), ingresso no primeiro período de 2018. Os interessados têm até 30 de setembro para se candidatar. As provas classificatórias estão marcadas para novembro.

 

O anúncio foi feito no Diário Oficial (20/07/2017) e o edital completo publicado no Boletim da UFRJ (27/07/2017). O edital, porém, teve que ser retificado em alguns pontos para atender ao Programa de Qualificação Institucional (PQI/UFRJ) lançado pela Reitoria da UFRJ em final de agosto e destinado à formação de pessoal docente e técnico-administrativo da instituição. As retificações foram publicada no Boletim da UFRJ (07/09/2017) e o edital atualizado, com todas as retificações, pode ser consultado aqui.

 

  Foto: Divulgação
  palestra02
   
 

Documentos e demais informações no site do PROMUS
 

Ato Acadêmico Período
Inscrições 01 a 30 de setembro de 2017
Resultado da homologação das candidaturas 23 de outubro de 2017
Recursos da homologação 24 e 25 de outubro de 2017
Provas classificatórias 13, 14 e 16 de novembro de 2017
Divulgação dos resultados 01 de dezembro de 2017
Recursos dos resultados 04 e 05 de dezembro de 2017
Matrícula Fevereiro de 2018
Início do período letivo Março de 2018

Serão oferecidas um mínimo de 18 vagas para as duas linhas de pesquisa – Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Do total das vagas, serão destinadas um mínimo de três vagas para cotas de ações afirmativas (negros, indígenas ou pessoas com deficiência), três vagas para acordos de cooperação e três vagas para o PQI/UFRJ.

Os candidatos às vagas para cotas de ações afirmativas, acordos de cooperação e PQI/UFRJ estarão inscritos simultaneamente às vagas universais, prevalecendo a melhor colocação.

 

O objetivo do PROMUS é formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música, especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto. Profissionais cujas atividades resultam em produtos claramente distinguíveis daqueles gerados pelas pesquisas acadêmicas tradicionais. Instituído no final de 2015, está será a terceira turma a cursar o Programa.

 

Inscrições

 

As inscrições serão efetuadas apenas por SEDEX. Os candidatos devem anexar os documentos exigidos pelo edital, preencher o formulário de inscrição, declaração de adesão, ou não, ao sistema de ações afirmativas ou aos acordos de cooperação, e endereçar tudo para a secretaria do programa. A data limite da postagem é 30 de setembro. Somente o candidato ou seu procurador devidamente constituído poderão efetuar a inscrição.

 

Podem se candidatar portadores de diplomas de graduação plena em Música ou outra área de conhecimento; portadores de certificados de conclusão de curso de graduação, acompanhados de histórico acadêmico oficial com data de colação de grau; e portadores de declarações emitidas por secretarias acadêmicas, atestando que o candidato encontra-se em fase final de curso de graduação e em condição de colar grau a data da matrícula no PROMUS.

 

Além do anteprojeto de pesquisa, com indicação da linha de pesquisa a qual a proposta será submetida, os interessados precisam elaborar um memorial da sua trajetória acadêmica e profissional. Os candidatos deverão enviar ainda vídeo, com duração de 10 a 20 minutos, com repertório de livre escolha, condizente com seu anteprojeto.

 

Inscrições com documentação incompleta ou outra irregularidade não serão homologadas. Haverá também uma seleção de anteprojetos. Nesta fase ocorrerá a verificação de disponibilidade de orientação e supervisão das atividades propostas. Os candidatos cujos anteprojetos não cumprirem este requisito não terão suas candidaturas homologadas.

 

A lista dos candidatos aptos a prestar provas classificatórias será divulgada no dia 23 de outubro.

 

Provas

 

Serão três provas, marcadas para 13, 14 e 16 de novembro. A prova prática consistirá em uma execução pública de repertório de livre escolha, com duração de 10 a 20 minutos em consonância com o anteprojeto do candidato; a de Língua Estrangeira, consistindo em dissertação em português sobre questões formuladas pela comissão de avaliação, a respeito de trechos de artigos relacionados às Práticas Interpretativas, em língua inglesa, francesa ou alemã (à escolha do candidato), e relacionados à Linha de Pesquisa a que o candidato pretende se vincular; e a Defesa de Anteprojeto – apresentação oral, de até cinco minutos, do anteprojeto, seguida de arguição da comissão de avaliação.

 

A nota final será a média aritmética das três provas. Candidatos que faltarem a uma delas ou que não alcançarem a nota mínima de 6,0 (seis) em cada uma das provas serão desclassificados. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 07 de dezembro. O PROMUS não se obriga a preencher todas as vagas.

 

A documentação necessária, os critérios de avaliação e demais informações podem ser consultados no edital do processo seletivo. Dúvidas devem ser encaminhados à secretaria do Programa.

 

estrela SERVIÇO
Secretaria do PROMUS: Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste, Edifício Ventura Corporate Towers, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20031-170. (21) 2262-8742. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 
 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 28 de Setembro de 2017 10:42
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO