Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Fórum debate mercado de música de concerto
Fórum debate mercado de música de concerto PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Seg, 11 de Setembro de 2017 16:47

O Fórum Brasileiro da Música de Concerto, do qual a Escola de Música faz parte, promove na próxima quarta-feira (13) palestra sobre O Mercado Brasileiro da Música de Concerto, com Ricardo Meirelles, da JLeiva Cultura & Esporte. De acordo com estudo realizado pela JLeiva para a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com intuito de mapear o perfil cultural do carioca, concertos e óperas são duas das manifestações artísticas menos prestigiadas pelo público.

 

 

Criado em maio, o Fórum reúne representantes de instituições, associações e comissões voltadas para a música de concerto. No manifesto de lançamento adverte para "o desmonte de instituições e equipamentos culturais dedicados à música de concerto, ópera e balé" e para a crise sem precedentes que atinge orquestras, teatros e instituições de ensino musical em todo o país.

Marcado para 15h, o debate acontece na Academia Brasileira de Música (ABM) com entrada franca e transmissão via FaceBook.


Perfil - ntitulado "Perfil Cultural do Carioca", o estudo realizado pela JLeiva identificou o percentual de pessoas que foram a diversas manifestações culturais no último ano, há mais de um ano e também as que nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, ao teatro, a museus, etc. Para a avaliação foram ouvidas 1.537 pessoas com faixa etária a partir de 12 anos, em pontos de grande fluxo populacional da cidade, entre os dias 21 de janeiro e 6 de fevereiro de 2015, com base em um questionário com cerca de 60 perguntas. A amostra segue os dados do IBGE (CENSO 2010) e o critério de classificação econômica Brasil, com margem de erro de 3% (para mais ou para menos). Os resultados mostram que a atividade cultural mais praticada fora de casa é o cinema, com 68% dos moradores indo ao cinema nos últimos 12 meses. Na sequência, aparecem os shows musicais, com 52%, e as festas populares com 50%. As demais atividades tiveram todas percentuais inferiores a 40%: 35% foram a bibliotecas, 31% a museus, 31% a teatros, 21% a espetáculos de dança, 15% ao circo, 12% a saraus e 9% a um concerto de música clássica.


estrela SERVIÇO
Academia Brasileira de Música. ua da Lapa, 120/12º andar - Lapa, 20021180. Rio de Janeiro



Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 12 de Setembro de 2017 01:18
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO