170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Inscrições abertas para Concurso de Composição Minerva

0
0
0
s2sdefault

A Escola de Música (EM) acaba de instituir o Concurso de Composição Minerva com objetivo de apoiar a produção de obras para os corpos estáveis da instituição. As inscrições vão de 08 de agosto à 31 de outubro. A homenageada este ano é a compositora Marisa Rezende.

 

 

Marisa Rezende

 

Nascida no Rio de Janeiro, Marisa Rezende é compositora e pianista, com mestrado e doutorado realizados na Universidade da California, e pós-doutorado na Universidade de Keele, Inglaterra. Foi professora titular de Composição da EM/UFRJ entre 1987 e 2002, instituição na qual fundou o Grupo Música Nova, responsável por mais de cem estréias do repertório brasileiro contemporâneo . Participa ativamente dos principais eventos de música contemporânea brasileiros, tendo obras suas gravadas e executadas também no exterior, como no Festival “Sonidos de las Americas”, do Carnegie Hall, na Tribuna Internacional de Compositores da Unesco,e no Festival Brasilianischer Musik, de Karlsruhe. Tem composto obras encomendadas para diversos projetos do CCBB, e para o Festival Música Nova de São Paulo/Santos e trabalhado com artistas plásticos em instalações multimídia. Recebeu em 1999 a Bolsa Vitae de Artes, da qual resultou o espetáculo “O (In)dizível” e em 2003, teve sua obra “Veredas” encomendada e estreada pela OSESP, sob regência de John Neschling. Em 2005, escreveu “Avessia”, como parte das comemorações pelos 40 anos da Sala Cecília Meireles, estreada pela OSB, sob regência de Sílvio Barbato. Em 2008 compôs “Viagem ao vento”, uma homenagem ao Jardim Botânico, como encomenda de Joâo Guilherme Ripper pelas comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, projeto da Sala Cecília Meireles, estreada pela OSB sob regência de Alex Klein.

O certame se destina exclusivamente aos alunos de graduação da EM com matrícula ativa. A primeira edição incentiva obras para a Orquestra de Sopros da UFRJ. Edições posteriores apoiarão também as modalidades “coro misto a cappella” e “orquestra sinfônica”. Cada concorrente poderá inscrever uma única obra, que deverá ter duração de 5 a 8 minutos e se adequar à formação estipulada pelo regulamento. As inscrições serão realizadas online. Os interessados devem encaminhar o formulário disponibilizado,  devidamente impresso e preenchido, para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. do concurso, junto com a partitura da peça em formato PDF (tamanho A3). A premiação consiste na execução da obra pela Orquestra de Sopros da UFRJ. Serão selecionadas, no máximo, três peças, sem indicação de colocação, que integrarão o programa de um dos concertos da temporada de 2018. O concurso será coordenado por uma comissão de dois professores, um do Departamento de Composição e outro do Departamento de Música de Conjunto, que avaliarão se as inscrições atendem às normas do regulamento. A Comissão Julgadora, composta de cinco membros, designados pelos Departamento de Composição e pelo Departamento de Música de Conjunto, apreciará os trabalhos até 30 de novembro. Após essa data serão divulgadas as obras selecionadas.

 

Dúvida e demais questões devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Regulamento do Concurso

 

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais