Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... EM cria Concurso de Composição Minerva
EM cria Concurso de Composição Minerva PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Qua, 02 de Agosto de 2017 10:46

A Escola de Música (EM) acaba de instituir o Concurso de Composição Minerva com objetivo de apoiar a produção de obras para os corpos estáveis da instituição. As inscrições vão de 08 de agosto à 31 de outubro. A homenageada este ano é a compositora Marisa Rezende.

 

 

Marisa Rezende

 

Nascida no Rio de Janeiro, Marisa Rezende é compositora e pianista, com mestrado e doutorado realizados na Universidade da California, e pós-doutorado na Universidade de Keele, Inglaterra. Foi professora titular de Composição da EM/UFRJ entre 1987 e 2002, instituição na qual fundou o Grupo Música Nova, responsável por mais de cem estréias do repertório brasileiro contemporâneo . Participa ativamente dos principais eventos de música contemporânea brasileiros, tendo obras suas gravadas e executadas também no exterior, como no Festival “Sonidos de las Americas”, do Carnegie Hall, na Tribuna Internacional de Compositores da Unesco,e no Festival Brasilianischer Musik, de Karlsruhe. Tem composto obras encomendadas para diversos projetos do CCBB, e para o Festival Música Nova de São Paulo/Santos e trabalhado com artistas plásticos em instalações multimídia. Recebeu em 1999 a Bolsa Vitae de Artes, da qual resultou o espetáculo “O (In)dizível” e em 2003, teve sua obra “Veredas” encomendada e estreada pela OSESP, sob regência de John Neschling. Em 2005, escreveu “Avessia”, como parte das comemorações pelos 40 anos da Sala Cecília Meireles, estreada pela OSB, sob regência de Sílvio Barbato. Em 2008 compôs “Viagem ao vento”, uma homenagem ao Jardim Botânico, como encomenda de Joâo Guilherme Ripper pelas comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, projeto da Sala Cecília Meireles, estreada pela OSB sob regência de Alex Klein.

O certame se destina exclusivamente aos alunos de graduação da EM com matrícula ativa. A primeira edição incentiva obras para a Orquestra de Sopros da UFRJ. Edições posteriores apoiarão também as modalidades “coro misto a cappella” e “orquestra sinfônica”.

Cada concorrente poderá inscrever uma única obra, que deverá ter duração de 5 a 8 minutos e se adequar à formação estipulada pelo regulamento.

As inscrições serão realizadas online. Os interessados devem encaminhar o formulário disponibilizado,  devidamente impresso e preenchido, para o Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. do concurso, junto com a partitura da peça em formato PDF (tamanho A3).

A premiação consiste na execução da obra pela Orquestra de Sopros da UFRJ. Serão selecionadas, no máximo, três peças, sem indicação de colocação, que integrarão o programa de um dos concertos da temporada de 2018.

O concurso será coordenado por uma comissão de dois professores, um do Departamento de Composição e outro do Departamento de Música de Conjunto, que avaliarão se as inscrições atendem às normas do regulamento. A Comissão Julgadora, composta de cinco membros, designados pelos Departamento de Composição e pelo Departamento de Música de Conjunto, apreciará os trabalhos até 30 de novembro. Após essa data serão divulgadas as obras selecionadas.

 

Dúvida e demais questões devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Regulamento do Concurso

 

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 22 de Agosto de 2017 12:55
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO