176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Jornada apresenta produção dos alunos do PROMUS

O Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realiza dia 04 de julho a primeira edição da sua jornada acadêmica. Palestras, recitais-conferência e recitais mostram o que a pós-graduação mais jovem da Escola e Música está fazendo.

 

  2017jornadapromusx600

Com entrada franca o evento acontece das 14 às 21h na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) e concentra em três blocos o resultado parcial das pesquisas de mais de 20 alunos do Programa.

 

Para Aloysio Fagerlande, coordenador do PROMUS, a jornada é importante porque “ao reunir os mestrandos em uma apresentação pública, permite que todos - alunos e interessados em geral - entrem em contato com a pluralidade dos trabalhos em curso”. 

Blocos

 

O Bloco I (14 às 16h) destaca palestras que discutem questões da performance e interatividade. Flávio Paiva, Lipe Portinho, Paula Borghi, Thalyson Rodrigues, Luane Voigan, Flávio Leite e Weslley Guedes são os alunos que apresentarão trabalhos.

 

O Bloco II (16h30 às 18h30) agrupa recitais-conferências. Cada mestrando desenvolverá comentários sobre a obra executada e o repertório camerístico discutido em seu projeto de pesquisa. Alunos: Philip Doyle, Carlos Henrique, Ana Azevedo, César Bonan, Tiago Teixeira, Diego Grendene, Willian Lizardo e Jorge Mathias.

 

O Bloco III (19 às 21h) reúne recitais, com poucos comentários e prioriza a execução das peças selecionadas. A diversidade é o ponto forte dessa parte que conta com a a participação de Mateus Ceccato, Nora Fortunato, Guilherme Tomaselli, Trio Capitu, PC Botelho, Jonatas Wema e Jeferson Souza com Leandro Braga Quarteto.

 

Práticas avançadas

 

O PROMUS, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de 2015, com início no ano seguinte, oferece mestrado profissional e tem como objetivo qualificar profissionais para o exercício de práticas avançadas em música. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto.

 

A Jornada, cuja programação completa pode ser consultada abaixo, é coordenada por Marcelo Jardim, docente do PROMUS e curador da parceria da Escola de Música com o CCMJ.

 

estrela SERVIÇO
Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro - RJ. Telefones (21) 3133-3768 / 3133-3548.

 

BlocoCompositor / autorObraParticipantesMetrastrando/Projeto de Pesquisa
Bloco I:
14:00 - 16:00
César Guerra-PeixeMãe D'água (1969)Luane Voigan, canto,
Frederico Grunewald, Violão
Silas Barbosa, piano 
Luane Voigan
O Canto Das Sereias
Antonín Dvo?ákPíse? Rusalky o M?sí?ku (Song to the Moon), da ópera "Rusalka" (1900, Libreto de Jaroslav Kvapil)
Francisco MignoneDona Janaína (1938, poema de Manuel Bandeira)
Mozart Camargo Guarnieri Dona Janaína (1935, poema de Manuel Bandeira)
Flávio PaivaArranjo Online: Técnicas de Aproximação MecânicaFlávio PaivaFlávio Paiva
Arranjo Online: Estímulo e Desenvolvimento do Aprendizado de arranjos a partir da WEB
Mauricio CarrilhoNascente
O Juca e a Mariposa
Jangadeiro
Teu Olhar
Paula Borghi, violãoPaula Borghi
A Obra para Violão Solo de Maurício Carrilho
Eli-Eri Moura
Ária de Carranca, da "Ópera do Mambembe Encantado"Flávio Leite, tenor
Silas Barbosa, piano
Flávio Leite
A ópera contemporânea brasileira e sua importância para o cantor lírico.
Vagner CunhaÁria de Casemiro, da ópera "A Estanha"
Ronaldo MirandaAria do Rapaz, da ópera "O Menino e a Liberdade"
Karlheinz Stockhausen In FreundshaftWeslley Guedes, clarinetaWeslley Guedes
A interação cênica no repertório clarinetístico: Performance e Relato de Experiência
Alexandre SchubertMiniatura
Mensagem
Thalyson Rodrigues, pianoThalyson Rodrigues
Diálogos: Nova proposta interpretativa na integral de obras para piano solo de Alexandre Schubert
Zelma ZaniboneComentários sobre sua pesquisaZelma ZaniboneZelma Zanibone
Revisão e Atualização da transcrição fonética do espanhol para brasileiros - Três linhas oficiais distintas: Espanhol Peninsuluar (Europa),  Rioplatense (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Espanhol Standard ( México, Estados Unidos, Canadá e demais países Hispano Americanos).
Lipe PortinhoRadamés, O Inventor do Futuro (documentário: episódio 3)Lipe PortinhoLipe Portinho
Ritmos Brasileiros no Contrabaixo
     
BlocoCompositor / autorObraParticipantesMetrastrando/Projeto de Pesquisa
Bloco II:
16:30 - 18:30
Anônimo (Negro spirituals)Go down, Moses
Sometimes I feel like a motherless child
Were you there?
Jorge Mathias, canto
Silas Barbosa, piano
Jorge Mathias
Negro Spirituals 
Ana Azevedo            Três Obras SelecionadasAna Azevedo, pianoAna Azevedo
Ritmos brasileiros para piano a 4 mãos
Heitor Villa-Lobos  Choros n. 2 (transcrição para requinta e clarineta) Comentários sobre a transcrição: Ciranda das setes notas, para fagote e orquestra de cordas (transcrição para clarinete baixo) Fantasia Concertante para clarineta, fagote e piano (transcrição para clarineta, clarinete baixo e piano)  I. Allegro non troppo; II. Lento; III Allegro impétuosoCesar Bonan, requinta/clar. baixo
Tiago Teixeira, clarineta
Flávio Augusto, piano
Cesar Bonan
A clarineta e seus congêneres na obra de Villa-Lobos:inserção por meio de transcrições
Francisco MignoneValsa - Choro
Aquela Modinha que o Villa não escreveu
Pattapiada (transcrições de José Batista Júnior)  
Tiago Teixeira, clarineta baixoTiago José Teixeira
Registro fonográfico integral das transcrições para clarinete baixo das 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone
Bruno KieferMonólogo, para clarinete solo
Recitativo, Vivo, Mais lento, Vivo, Mais lento - Vivo
Pequena Música, para dois clarinetes
Sem pressa
Diego Grendene, clarineta
Cesar Bonan, clarineta   
Diego Grendene
O Clarinete na Obra de Bruno Kiefer
Marcelo Rauta Sonata nº 2, para piano.  (1º Movimento)Willian Lizardo, pianoWillian Lizardo
As Sonatas de 1 a 5 de Marcelo Rauta: Edição Prática e Registro Fonográfico
Johann Sebastian BachPrelúdio em Dm da suíte BWV 999
Prelúdio da suíte n°1 BWV 1007
Henrique Garcia, cavaquinhoHenrique Garcia
Cavaquinho Brasileiro do popular ao erudito
Henrique GarciaPrelúdio 1
Garoto Lamentos do morro
Heitor Villa-Lobos  Excertos orquestrais para trompa: os ChorosPhilip Doyle, trompaVilla-Lobos: Excertos orquestrais para trompa
 Gustav MahlerKindertotenlieder: Canção 4: Oft denk' ich, sie sind nur ausgegangen!   Canção 5: In diesem Wetter!Daniela Mesquita, canto
Silas Barbosa, piano
Daniela Mesquita
Kindertotenlieder de Gustav Mahler, as duas canções que encerram o ciclo
     
BlocoCompositor / autorObraParticipantesMetrastrando/Projeto de Pesquisa
Bloco III:
19:00 - 21:00
Henrique OswaldSonata-Fantasia, Op. 44Mateus Ceccato, violoncelo
Katia Balloussier, piano
Mateus Ceccato
O Repertório para Violoncelo e Piano de  Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção  da performance
Henrique Alves de MesquitaAli-BabáPaulo César Botelho, violãoPaulo Cesar Botelho
O Maxixe e o Violão
 Chiquinha GonzagaSonhando
Autor desconhecidoJoão Lopes
Roque V. VieiraJocotó
Liduino PitombeiraSeresta nº 1 (I - Lamento; II - Choro) Eleonora Fortunato, Violoncelo
Maria di Cavalcanti, piano 
Eleonora Fortunato
Violoncelo sem Fronteiras
Adrian BarbetGuarda Vieja
 Cerca Tuyo
Frederch ChopinObras para piano soloGuilherme Tomaselli  
Liduino PitombeiraImpressões Sobrais para Flauta e Saxofone Alto, Opus 131 (I - Caminho Solitário; II - Diálogos)
Urban Birds para Saxofone, Cello e Piano Opus 45
(I - Trafic Circles; II - Solitary Wings; III - Birds at Carnival)
Jonatas Weima, saxofone
Vladislaw Kreinski. flauta
Maria Di Cavalcanti, piano
Eleonora Fortunato, cello
Jonatas Weima
A Música de Câmara com Saxofone de Liduino Pitombeira:  Abordagens Técnico-Interpretativas para Performance
Liduíno PitombeiraDon Casmurro, para flauta, oboé e fagote
I - A Denúncia
II - Capitu
III - Um Seminarista  
TRIO CAPITU
Sofia Ceccato, flauta
Janaína Passaroto, oboé Débora Nascimento, fagote
Débora Nascimento
Processos de Criação e Pesquisa no Repertório Brasileiro para Flauta, Oboé e Fagote: estudo de caso das obras Três Invenções, de José Siqueira e Dom Casmurro, de Liduino Pitombeira.
Leandro BragaSuíte dos Orixás
(movimentos escolhidos)
Quarteto Leandro Braga       
Leandro Braga, piano
Marcus Thadeu, percussão
Magno Júlio, percussão
Jeferson Souza, fagote
Jeferson Souza
O Fagote na Música Popular Brasileira, um estudo de caso: Quarteto Leandro Braga

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)