Série Talentos marca presença em julho

Garantia de boa música, a Série Talentos UFRJ programou duas apresentações para o mês de julho. Sempre às 18h30, na Sala da Congregação, e com entrada franca.

Fotos::Divulgação

Duo Pitaya: Eleonora  Fortunato e Maria Di Cavalcanti.
 Foto::Divulgação

Átila de Paula, cravista.

Dia 05, o Duo Pitaya, formado por Eleonora Fortunato, violoncelista da Orquestra Petrobrás Sinfônica e da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ), e pela pianista e docente Maria Di Cavalcanti, executa obras de George Gershwin, Adrian Barbet, Gijs Andriessen, Maurice Whitney, Joseph Makholm e Liduino Pitombeira. O duo foi criado como parte da pesquisa de mestrado profissional da violoncelista e dedica-se a obras contemporâneas influenciadas pela música popular e pelo jazz. Já no dia 12, o cravista Átila de Paula, da classe do professor Marcelo Fagerlande, apresenta peças de François Couperin, Jean-Henry D'Anglebert, Domenico Scarlatti, William Byrd e Johann Sebastian Bach A Série Talentos, criada em 2007, privilegia o repertório de câmara e oferece uma programação diversificada, abrangendo períodos e estilos diversos. O objetivo, oferecer oportunidades para seus jovens músicos e promover a interação da Escola com um público mais amplo. Sob a coordenação de Suely Franco a iniciativa é uma realização do Setor Artístico.

Músicos

Eleonora Fortunato Rodrigues é violoncelista da Orquestra Petrobrás Sinfônica e da Orquestra da UFRJ e professora de violoncelo. Bacharel em violoncelo pela UNICAMP e em Licenciatura pela Escola de Artes Aplicadas, na classe do exímio professor Miguel Rocha ( Portugal), atualmente cursa o Mestrado PROMUS, com o projeto "Cello sem fronteiras". Em 2005 solou o "Concerto Tríplice" de Beethoven, com Andrea Moniz (violino) e Andrés Roig (piano) no Festival de Inverno de Petrópolis, Dell'art, tendo masterclass com Kurt Masur. Participou de uma turnê de recitais em Salvador, Recife, Fortaleza e Aracaju no projeto "Jovens Solistas fazem Câmera", também pela Dell'Árt. Atuou ainda como spalla nas seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Jundiaí, Orquestra Experimental de Repertório e Camerata Philarmonia. Participou da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Camerata Solos e do Grupo Música Nova. Com o duo Laranjeiras-Icaraí, ao lado do violonista e compositor Rubens Tubenschlak, ganhou o prêmio Funarte de concertos didáticos. Recentemente solou o Concerto para violoncelo, opus 53, de Liduino Pitombeira, sob regência de Ernani Aguiar, junto á Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado na Sala Leopoldo Miguez. Nora Fortunato é também escritora, autora do livro "O chão é o ar", Editora Patuá (2015), e possui poemas publicados na revista francesa Action Poétique, com a antologia "Poètes du Brésil aujourd´hui", no blog de poesias Asescolhasafectivas, na revista Mallarmargens e na revista Escriptonita ( Ed. Patuá). Maria Di Cavalcanti é doutora e mestre em piano performance pela Louisiana State University (EUA), onde estudou piano com Michael Gurt, pedagogia do piano com Victoria Johnson e composição com Dinos Constantinides. Nos Estados Unidos, como pianista e cravista, integrou diversos grupos de câmara, foi pianista da Louisiana Symphony Orchestra. Em 1997 recebeu bolsa dp instituto alemão Deutscher Musikrat para estudar com o pianista e compositor Ernst Ueckermann, na Hochschule für Musik, em Würzburg, Alemanha. Anteriormente a essa formação, foi aluna do renomado pianista, regente e compositor argentino José Alberto Kaplan. Estudou cravo em cursos e festivais do Brasil, tendo como professores renomados cravistas como Jacques Ogg, Rosana Lanzelotte e Edmundo Hora. Como professora de piano e pianista lecionou em cursos de graduação e extensão dos Estados Unidos e do Brasil. Atualmente é professora de piano da Escola de Música da UFRJ. Átila de Paula (Cravo). Integra a classe de Marcelo Fagerlande na Escola Superior de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem atuação frequente junto à Orquestra de Câmara do Amazonas e à Amazonas Filarmônica, bem como em diversas edições do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, onde recebeu orientações de cravistas de renome internacional, dentre eles Benjamin Alard, François Guerrier e Claudio Ribeiro. Como músico solista e de câmara já se apresentou com conjuntos como O Discurso Harmônico, Petrobrás Sinfônica, Orquestra Barroca da UNIRIO, Bratschissimo, em turnê com a Orquestra de Câmara do Amazonas na 2ª edição do projeto "Música na Estrada" (2012) e junto aos solistas do Centre de Musique Baroque de Versailles. Em 2014 foi selecionado como bolsista para integrar a classe de Kristian Nyquist (Instrumentos de Teclado Históricos) na Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha.

DUO PITAYA
5 de julho de 2017 George Gershwin – Prelúdios I e II

Adrian Barbet – Guardia Vieja

Adrian Barbet – Cerca Tuyo

Adrian Barbet – Latinado

Gijs Andriessen – Crescente

Gijs Andriessen – Piena

Maurice Whitney – Rumba

Joseph Makholm – Mainstream Tune

Joseph Makholm – Plaintive Blues

Liduino Pitombeira – Sonata para Violoncelo e Piano No.2
1. Imagens
2. Ritual
3. Choro

Liduino Pitombeira – Seresta No.1
1.Lamento
2.Choro * * *

Átila de Paula, cravo
12 de julho de 2017 Mélange de Piéces Francaises François Couperin (1668 – 1733) – Piéces de Clavecin, Septiéme Ordre.
I. La Menetou
LES PETITS ÂGES
II. La Muse Naissante
III. L'Enfantine