Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Gerais Congresso Internacional de Música Sacra abre inscrições
Congresso Internacional de Música Sacra abre inscrições PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Seg, 26 de Junho de 2017 11:17

Realização da Escola de Música (EM), estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Música Sacra. O evento, que conta com a coordenação geral da professora Valéria Matos (UFRJ), acontece de 20 a 22 de julho. Palestras, mesas redondas e workshops, na EM e no auditório da Firjan, discutirão o tema “A Música Sacra Católica nos Séculos XX e XXI”. Período em que a prática do gênero foi impactada pelas mudanças nas normas da Igreja e pelas transformações sócio-culturais que redefiniram a relação com a espiritualidade, o religioso e o transcendente.

 

  Fotos: Reprodução
 
   
 
  Palestrantes internacionais: Winfried Bönig (acima) e Robert Tyrala (abaixo).
  Folder e formulário de incrição do evento.

Da programação, que pode ser consultada em detalhe no final da matéria, constam ainda três concertos. A entrada é franca para todas as atividades do Congresso.

O foco do congresso são docentes, estudantes, compositores, pesquisadores, maestros, músicos, clérigos, religiosos e membros da sociedade em geral, afins ao tema.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregá-la no Setor Artístico da Escola, na Rua do Passeio, 98, ou enviá-la para o correio eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Palestras, mesa redonda e workshops

 

Pesquisadores internacionais marcam as palestras do evento. O professor Robert Tyrała (Polônia), desde 2009 presidente da Federação Internacional dos Pueri Cantores, discute, dia 20, A Ressonância da Instrução do Vaticano no [documento] Musicam Sacram no 50° Aniversário de sua Promulgação (1967-2017). No dia 21, Winfried Bönig, professor e organista da Catedral de Colônia, na Alemanha, fala sobre A Música Sacra na Alemanha no Início do Século XXI.

Uma mesa redonda reúne, dia 22, Clayton Júnior Dias, diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas, Fernando Lacerda (UFPA) e Frei Joaquim Souza (Minas Gerais).

Seis workshops permitem a troca de experiências com destacados pesquisadores, compositores, músicos e especialistas. Entre eles, o organista Winfried Bönig, os regentes Antônio Pedro de Almeida, Antônio Gastão, Marcelo Vizani e Roberto Duarte, as arquitetas Erika Pereira Machado e Layla Christine Alves Talin, e o compositor João Guilherme Ripper.

 

Concertos


O concerto de abertura, dia 20, às 20h, na Sala Cecília Meireles, será também o Concerto de Gala do 41° Congresso Internacional PUERI CANTORES, que acontece no mesmo período na cidade. Reúne o coral Canarinhos de Petrópolis, Mainzer Domchor (Mainz/Alemanha), Schola Cantorum (Bogotá/Colômbia), Jeju Catholic Boys and Girls (Jeju City/Coreia do Sul), o Pueri Cantantes Cathedralis Ungdomskör (Estocolmo/Suécia), além do Sacra Vox da UFRJ. O do dia, 21, às 18h, no Salão Leopoldo Miguez, apresenta o Coral Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência de Marcelo Vizani, e e o de encerramento, dia 22, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez, destaca o organista Winfried Bönig e a estreia mundial da Gloria-Concertato, obra encomendada ao compositor João Guilherme Ripper, docente da EM.

 

Coordenação


A Coordenação Científica do Congresso é de Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO) e a Coordenação Artística de Inacio De Nonno (UFRJ). A Comissão Científica é composta e do professor Richard Mailänder, da Universidade de Colônia (Alemanha). Integram a Comissão Artística, Marco Aurélio Lischt, regente titular dos Canarinhos de Petrópolis (IMCP), e o maestro Marcelo Vizani (UCP). A produção executiva é da Giz em Cena Produções Culturais.

Apoiam o Congresso a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Arquidiocese de Niterói, a Associação Fluminense de Ex-bolsistas da Alemanha (AFEBA), a Federação das Indústrias do Estado do Rio do Janeiro (Firjam), a Fundação do Arcebispado de Colônia (Alemanha), o Instituto Goethe e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

 

Programção do I Congresso Internacional de Música Sacra
 
20.07
 
AUDITÓRIO DA FIRJAN
 
Inscrição de participantes ouvintes, 9h
 
ABERTURA, 10h
 
PALESTRA 1, 10:30h
Robert Tyrala (Polônia)
A Ressonância da Instrução do Vaticano no [documento] Musicam Sacram no 50° Aniversário de sua Promulgação (1967-2017)
 
ESCOLA DE MÚSICA
 
WORKSHOP 1, 14h
Winfried Bönig (Alemanha)
O Órgão no Rito: A composição e a improvisação
 
WORKSHOP 2, 16h
Antônio Gastão (Petrópolis) e João Guilherme Ripper (Rio de Janeiro)
A Composição Coral Sacra Contemporânea: o compositor e sua composição em diálogo com o intérprete
Coral e Orquestra da Universidade Católica de Petrópolis
Regente: Antônio Gastão
 
SALA CECÍLIA MEIRELES
 
CONCERTO DE ABERTURA, 20h
Concerto de Gala do 41° Congresso Internacional PUERI CANTORES
Conjunto Sacra Vox
Canarinhos de Petrópolis
Mainzer Domchor - Mainz/Alemanha
Schola Cantorum - Bogotá/Colômbia
Jeju Catholic Boys and Girls - Jeju City/Coreia do Sul
Pueri Cantantes Cathedralis Ungdomskör - Estocolmo/Suécia
 
21.07
 
AUDITÓRIO DA FIRJAN
 
PALESTRA 2, 10h
Winfried Bönig (Alemanha)
A Música Sacra na Alemanha no Início do Século XXI, ao exemplo da Arquidiocese de Colônia
 
ESCOLA DE MÚSICA
 
WORKSHOP 3, 14h
Maestro Antônio Pedro de Almeida
O Canto Gregoriano: regência e entoação
Conjunto de Cantores do Seminário Arquidiocesano São José
 
WORKSHOP 4, 16h
Marcelo Vizani, maestro (Petrópolis)
Tradição e Renovação: A Música Sacra no Coral Meninas dos Canarinhos de Petrópolis
 
CONCERTO, 18h
Coral Meninas dos Canarinhos de Petrópolis
Regente: Marcelo Vizani
 Pianista: Ramon Theobald
 
 John Rutter:
The Lord bless you and keep you
John Brackenborough:
O Nata Lux
Franz Liszt:
Pater noster
Ramiro Real:
Regina Caeli
Felix Mendelssohnn:
Veni Domine
Felix Mendelssohonn:
Laudate Pueri
Tim Blickhan:
Ave Maria
Andrew Lloyd Webber:
Pie Jesu
John Leavit:
Festival Sanctus
Henrique Oswald:
Memorare
Antônio Gastão:
Haec Dies
 
22.07
 
AUDITÓRIO DA FIRJAN
 
MESA REDONDA, 10h
Clayton Júnior Dias (São Paulo)
Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas: formação, atividades litúrgicas, artísticas e pesquisas
Fernando Lacerda (Pará)
Música religiosa católica no Brasil: metas institucionais, práticas musicais e reflexões acerca da pesquisa
Frei Joaquim Souza (Minas Gerais)
A contribuição das "incelenças" de defunto no processo de inculturação da música ritual de exéquias da Igreja no Brasil
 
ESCOLA DE MÚSICA
 
WORKSHOP 5, 14h
Erika Pereira Machado e Layla Christine Alves Talin, arquitetas (Petrópolis)
Acústica e Execução: a música na Igreja
 
WORKSHOP 6, 16h
Roberto Duarte, maestro (Rio de Janeiro), e João Guilherme Ripper, compositor (Rio de Janeiro)
Música Sacra e Execução - Ensaio aberto da obra encomendada para o Congresso: Gloria-Concertato
Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e Coral do Congresso
 
CONCERTO DE ENCERRAMENTO, 18:30h
 
Primeira Parte
Organista Winfried Bönig 
Johann Caspar Kerll (1627-1693):
Batalla
Johann Sebastian Bach (1685-1750):
Präludium und Fuge D-Dur
Samuel Barber (1910-1981):
Adagio
Johann Sebastian Bach (1685-1750):
Sinfonia aus der Kantate 29
Charles Marie Widor (1844-1937):
Zwei Sätze aus der V. Symphonie: 1.Adagio, 2.Toccata
 
Segunda Parte
Gloria-Concertato (Primeira audição mundial)
Compositor: João Guilherme Ripper
Maestro: Roberto Duarte
Regente do Coro: Valéria Matos
Solistas: Inacio de Nonno e Maira Lautert
Orquestra Sinfônica Nacional da UFF
Coral do Congresso
 
 Endereços:
Escola da Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98 - Lapa
Federação das Indústrias do Estado do Rio do Janeiro (FIRJAN), Av. Graça Aranha, 1 - Centro
Sala Cecília Meireles, Rua da Lapa, 47 - Lapa

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 12 de Julho de 2017 14:09
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO