Intercâmbio com Universidade de Lund seleciona alunos da EM

Fundada em 1666 e uma das mais prestigiadas da Europa a Universidade de Lund, Suécia, está oferecendo duas bolsas de intercâmbio (de setembro a dezembro deste ano) para alunos da Escola de Música (EM). Os interessados têm até 30 de maio para se candidatar.

Baixe aqui a ficha de inscrição.

Podem se inscrever alunos da graduação (licenciatura e bacharelado) e mestrandos do Programa de Pós-graduação Profissional em Música (PROMUS), informa Bartholomeu Wiese, diretor do Departamento de Cordas Dedilhadas e um dos responsáveis pelo contato com a instituição sueca.

– Fomos procurado em 2016 pelos professores suecos Lars Andersson e Sven Kristersson, que vieram ao Brasil conhecer a Escola de Música. Neste mesmo ano viajamos, eu e Paulo Sá, professor de bandolim, à Suécia para estabelecer os termos do acordo de intercâmbio e conhecer a Academia de Música de Malmo (Musikhögskolan i Malmö) da Universidade de Lund, em especial sua infraestrutura para ensino e práticas musicais.

A iniciativa, acrescenta, conta com o apoio do programa sueco Linnaeus-Palme, que promove troca de saberes entre diversos países e cobrirá as passagens aéreas de ida e volta e oferecerá duas bolsas de custeio aos aprovados na seleção. Como contraparte, a EM receberá dois alunos daquela instituição.

Além de fluência em inglês, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição, que pode ser baixada aqui, e entregá-la no Setor Artístico. E, em um envelope, anexar um CD com a gravação em vídeo de performance instrumental ou vocal, sem cortes, em suporte audiovisual no formato MP4, com no máximo 10 minutos de duração. A escolha da obra é livre.  Dúvidas e mais informações com os professores Paulo Sá (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Bartholomeu Wiese (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

– Penso que a oportunidade de vivenciar, durante um semestre, a prática e o ensino musical em uma instituição europeia, que existe desde o século XVII, é algo muito enriquecedor, destaca Wiese. A cada semestre serão selecionados dois candidatos, complementa.

SERVIÇO
Setor de Comunicação da Escola de Música da UFRJ. Rua do Paseio, Rua do Passeio, 98, Lapa - Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20.021-290. Tel (21) 2221-7382