Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Restauração e Ampliação da EM: obra no prédio de aulas segue em nova etapa
Restauração e Ampliação da EM: obra no prédio de aulas segue em nova etapa PDF Imprimir E-mail
Escrito por Meri Toledo Fraga   
Seg, 22 de Maio de 2017 00:00
São muitas as etapas e ações do Projeto de Restauração e Ampliação do conjunto arquitetônico de interesse histórico e cultural da Escola de Música da UFRJ. Para além de se espraiarem de forma concomitante em diferentes esferas de conhecimento, planejamento e poder, tais etapas e ações têm obrigatoriamente sido desenvolvidas ao mesmo tempo em que são postos em prática um número significativo de atividades acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão desta Unidade de Ensino.


  Reprodução
 
   
Para dizer de seu desenvolvimento, Maria José Chevitarese fez questão de ressaltar que este é um projeto que pertence a Escola de Música, não estando, portanto, circunscrito às determinações de sua gestão. Por tal razão, ela tem mantido o respeito que a ele é devido dando prosseguimento às ações anteriores e iniciando outras previamente estabelecidas.

Assim, dando continuidade às obras do antigo Prédio de Aulas, ela explicou que o layout de sua nova configuração de uso está sendo finalizado, para que possa ser transferido ao segundo andar tudo aquilo que se encontra no mezanino da Biblioteca Alberto Nepomuceno, já que o mezanino deverá ser totalmente removido para que as intervenções técnicas necessárias à restauração das esquadrias nele existentes possam ser feitas.

Junto à finalização do layout e transferência de coleções da biblioteca, as últimas divisórias que ainda se encontram no segundo andar serão retiradas. E no que se refere ao que está sendo concluído e como serão ocupadas futuramente as instalações físicas da Escola de Música, disse que, no prédio, já estão instalados os quadros de luz. O projeto elétrico definitivo, assim como o de sua iluminação estão sendo elaborados pela Coordenação de Preservação de Imóveis Tombados da UFRJ - COPRIT, e, em breve, licitados. Findas estas ações, está prevista uma pintura provisória no interior do prédio, com vistas a sua utilização igualmente provisória.

A Biblioteca Alberto Nepomuceno passará a ocupar o 1º e 2º andar do edifício, com exceção da antiga Sala 21 que funcionará como camarim do Salão Leopoldo Miguez. Isto é, será utilizada como suporte dos projetos Ópera na UFRJ e A Escola vai à Ópera, a concertos e atividades culturais nele realizadas.

O terceiro andar do antigo Prédio de Aulas ficará com 4 grandes salões e uma pequena sala, aonde serão alocadas as orquestras e coros durante o período de restauração do Prédio Principal, uma vez que a Sala da Congregação e o Salão Henrique Oswald não poderão ser utilizados.

Quanto aos esforços realizados em sua gestão, para que o Projeto de Restauração e Ampliação seja concluído, Maria José Chevitarese torna público que a Escola concorre com um projeto para restauro completo do 1º e do 2º piso do Prédio Principal da Escola no valor de 6 milhões, 765mil, 747 reais e 23 centavos, junto ao BNDES.

E que paralelo à elaboração do projeto apresentado ao BNDES, foram efetuadas reuniões junto à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para adoção do canteiro lateral de 402,75 m2, localizado na Rua República do Paraguai, esquina com a Rua do Passeio, ao lado do Prédio Principal da Escola de Música, onde em sua empena lateral, contíguo ao jardim do canteiro se encontra o painel Paisagem Urbana, do artista plástico Ivan de Freitas, tombado em 5 de abril de 1990, por meio de Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, nos termos de seu Art. 79 e 7º parágrafo.

Esta adoção está Inserida em uma das etapas do Projeto de Restauração e Expansão do conjunto arquitetônico da Escola de Música, devidamente aprovado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade- IRP-, que por meio da Lei de nº 2.236, criada em obediência ao Decreto de nº 12.409 de 9 de novembro de 1993, tombou e qualificou este conjunto como Área de Preservação Histórica do Centro Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e como Área de Interesse Urbanístico.

Em fase de assinatura de convênio entre a UFRJ e a Prefeitura do Município, a adoção do canteiro visa à instalação de um gradil de proteção ao painel e criação de um novo acesso lateral ao antigo Prédio de Aulas e ao novo edifício que será construído e destinado às atividades acadêmicas, permitindo que futuramente a entrada ao Prédio Principal pela Rua do Passeio fique reservada apenas aos concertos e eventos culturais

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 22 de Maio de 2017 21:46
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO