Simpósio em Práticas Interpretativas divulga Anais

O Simpósio em Práticas Interpretativas da UFRJ divulgou ontem (09) os Anais da terceira edição do evento, que aconteceu em dezembro no ano passado na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ.

Baixe aqui a versão digital da publicação.
Criado em 2014, em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), as primeiras edições foram realizadas sob os auspícios do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM). Com a implantação, em 2015, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), os dois Programas passaram a dividir as responsabilidades pela iniciativa. A versão digital dos Anais pode ser baixada aqui e mais informações sobre o Simpósio, assim como anais das edições anteriores, podem ser consultadas no site do PROMUS.
Práticas recentes

O objetivo do Simpósio é divulgar produtos acadêmicos e artísticos relacionados à inserção da área das práticas interpretativas na universidade – um campo de investigação recente no cenário internacional das pesquisas acadêmicas em música. Isso, aliado ao fato de serem uma atividade essencialmente artística, com peculiaridades que a distingue das demais atividades acadêmicas, gerou uma falta de uniformidade das metodologias de pesquisa, formatos para apresentação, publicação e circulação de informações. Através do diálogo interinstitucional, a iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento de parâmetros norteadores para uma melhor inserção desse campo na pós-graduação brasileira, através da exploração de diversos formatos de apresentação de resultados de investigações – acadêmicas, artísticas e processuais.

"A ênfase na realização destas atividades como ponto de partida para a reflexão, além do aprimoramento artístico, abre espaço para que docentes, discentes e profissionais do meio musical contribuam diretamente no processo de discussão, produção e consumo dos produtos resultantes das reflexões e produtos artísticos gerados sobre esta área em nossa universidade", destacam os organizadores do evento.