Rafael Ruiz, Hors Concours

Rafael Ruiz, estudante da Escola de Música da UFRJ, acabou de ser laureado como Hors Concours, no Concurso Souza Lima em São Paulo. Essa foi a 25a edição do concurso, que pela primeira vez outorgou a distinção. Ruiz venceu, entre outros certames, o Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmera da UFRJ na categoria piano.
Rafael Ruiz
Rafael Ruiz é natural de Manhuaçu, Minas Gerais, iniciou seus estudos nesta cidade, transferindo-se mais tarde para Belo Horizonte, onde esteve sob orientação da professora Junia Canton. Atualmente frequenta o curso de bacharelado em Piano da Escola de Música da UFRJ, na classe do professor Luiz Senise. Tem participado de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por renomados pianistas, como Ricardo Castro, Sofya Gulyak, Michael Uhde, no Brasil, e com Boris Berman, Josep Colom e Luiz de Moura Castro, em Portugal. É detentor de 14 prêmios em concursos nacionais de piano, destacando-se dentre eles o 1º lugar no VI Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez, em Montes Claros; o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano Casa da Música, em Porto Alegre; 1° lugar no I Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmara da UFRJ, no Rio de Janeiro. Como premiação de concursos, foi solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, sob a regência de Roberto Tibiriçá, André Cardoso e Katarine Araújo. Na Europa, apresentou-se em concerto transmitido pela rádio Antena 2 Portuguesa durante a XVIII Semana Internacional de Piano em Óbidos, e em recital no Festival del Golfo, na Itália.