13 Semana do Cravo

Matéria publicada (22/09/2016) no portal Movimento.

13 Semana do Cravo

Edição 2016 de evento criado e coordenado pelo cravista Marcelo Fagerlande celebra os 90 anos de Roberto de Regina.

Nos dias 3, 4 e 5 de outubro, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Centro da capital, recebe a 13ª Semana do Cravo. Criada e coordenada pelo cravista Marcelo Fagerlande em 2004, a Semana do Cravo, único evento do gênero no país, tem reunido diversas gerações de cravistas brasileiros e eventualmente convidados internacionais, oferecendo tanto recitais com entrada franca, como mesas-redondas sobre diversos aspectos que envolvem o instrumento (pesquisa histórica, ensino, inserção no mercado, preservação, entre outros).

Em 2016, o evento homenageia o cravista Roberto de Regina por seus 90 anos, O decano dos cravistas brasileiros apresenta uma palestra na abertura. Participam, no total, 24 professores e alunos das seguintes instituições: Escola de Música de Brasília, Universidade Estadual de Campinas, Emesp, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Juiz de Fora, FFCLRP /USP e Escola de Música da UFRJ, anfitriã do evento. Estarão reunidos destacados cravistas atuantes no Brasil, como Helena Jank, Pedro Persone, Mario Trilha, Ana Cecilia Tavares, Luciana Câmara, Rita Cabus e o pesquisador Felix Ferrá.

Haverá ainda uma oficina de manutenção de cravos com o luthier Cesar Guidini (da cidade paulista de Americana) e as mesas-redondas abordarão temas como Aspectos interpretativos, técnicos e históricos da música de teclado do século 18 e seus reflexos no século 21 e As pesquisas organológicas e sua relação com as práticas interpretativas. O programa dos recitais inclui obras desde o século 17 até a contemporaneidade, ilustrando o amplo espectro que o instrumento proporciona.

Já participaram das diversas edições da Semana do Cravo cravistas e professores como Edmundo Hora, Christine Daxelhofer, Florence Gétreau, Marcos Holler, Maria de Lourdes Cutolo, Regina Schlochauer, Rosana Lanzelotte e Terezinha Saghaard – ligados a instituições como Escola de Música da UFRJ, CEP-Escola de Música de Brasília, Unicamp, Udesc, Escola Municipal de Música de São Paulo, Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha) e Institut de Recherche sur le Patrimoine Musicale en France (Paris).

PROGRAMAÇÃO:

3 de outubro, segunda-feira
14h – Mesa-redonda de abertura | Homenagem a Roberto de Regina, em comemoração aos seus 90 anos
Palestrante: Roberto de Regina | Mediador: Prof. Marcelo Fagerlande (Escola de Música da UFRJ)
17h30 – Recital de alunos dos cursos profissionalizante, de graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Escola de Música/UFRJ, Escola de Música de Brasília (CEP-EMB), Unicamp, UFPE, FFCLRP /USP, UFJF, Escola Municipal de Música/SP

4 de outubro, terça-feira
10h – Oficina de manutenção de cravo | Cesar Ghidini (Americana/SP)
14h – Mesa-redonda Aspectos interpretativos, técnicos e históricos da música de teclado do século 18 e seus reflexos no século 21
Participantes: Profs. Pedro Persone (Universidade Federal de Santa Maria/RS), Luciana Câmara (UFPE), Mario Trilha (Universidade do Estado do Amazonas) e Ana Cecilia Tavares (CEP-EMB) | Mediadora: Profa. Clara Albuquerque (Escola de Música da UFRJ)

5 de outubro, quarta-feira
14h – Mesa-redonda As pesquisas organológicas e sua relação com as práticas interpretativas
Participantes: Profs. Mayra Pereira (UFJF), Helena Jank (Unicamp) e Felix Ferra (grupo Codex Santissima) | Participação de Rita Cabus, cravista | Mediador: Prof. Eduardo Antonello (Escola de Música da UFRJ)