170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Ópera infantil ‘João e Maria’ estreia 12 de outubro

0
0
0
s2sdefault

Matéria publicada na edilçao de 26/109/2016 do Jornal do Sintufrj, órgão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ, sobre a ópera João e Maria, montada em parceria pelos projetos Ópera na UFRJ e A Escola vai à Ópera.

 

jornaldosintufrj2013-11-04
 

Ópera infantil 'João e Maria' estreia 12 de outubro

Na semana do Dia das Crianças, os projetos Ópera na UFRJ e A Escola vai à Ópera apresentam o clássico da ópera infantil João e Maria (Hänsel e Gretel), do compositor alemão Engelbert Humperdinck. Com estreia no dia 12 de outubro, serão realizadas cinco récitas gratuitas no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, sendo duas exclusivas para alunos de escolas públicas e particulares.

Com direção cênica de Alessandra Vannucci e direção musical de Andrea Adour, a ópera é interpretada por um elenco de talentosos estudantes de canto da Escola, acompanhados por mais de 40 crianças do Coral Infantil da UFRJ, sob a regência de Maria José Chevitarese, e pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Ernani Aguiar e Vilane Trindade. É uma grande realização das Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação/Direção Teatral que envolve mais de 90 discentes, docentes e técnicos-dministrativos.

Com duração de 80 minutos, e cantada em português, para melhor atender o público infantojuvenil, toda a ação se passa em torno de João e Maria, protagonistas que agradam a crianças – e adultos – de todo o mundo porque são indefesos e inocentes, mas ao mesmo tempo espertos e corajosos, capazes de enfrentar qualquer adversidade ou desafio. Clássico conto infantil dos Irmãos Grimm.

Desde sua estreia em 1983, sob a regência de Richard Strauss, João e Maria tem sido um grande sucesso de público, com sua temática que transita entre infância e maturidade, ingenuidade e esperteza, medo e coragem, conto de fadas e realidade de miséria e fome, e sua musicalidade combina cantigas infantis e orquestração sofisticada influenciada por Wagner. E tudo começou com uma iniciativa de Adelheid Wette, irmã do compositor, que encomendou a ele algumas canções para acompanhar sua adaptação teatral dessa famosa história. Conforme o trabalho foi se desenvolvendo, o tema foi ultrapassando os limites de uma peça infantil até se converter na mais bem-sucedida ópera com temática infantil.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais