PROMUS 2017: Mestrado Profissional abre inscrições para processo seletivo

Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos a aluno regular do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS). Os interessados têm até 30 de setembro para se inscrever. As provas classificatórias estão marcadas para novembro.

O anúncio do processo seletivo foi feito no Diário Oficial (07/07/2016) e o edital completo publicado no Boletim da UFRJ (03/12/2015). Pequena retiifcação foi publicada no Diário Oficial (17/07/2016) e no Boletim da UFRJ (04/08/2016).

palestra02promus

Baixe o Edital do Processo Seletivo e a Ficha de inscrição.
Confira também o Modelo de Formatação do Anteprojeto.

Ato AcadêmicoPeríodo
Inscrições01 a 30 de setembro de 2016
Resultado da homologação das candidaturas21 de outubro de 2016
Recursos da homologação24 e 25 de outubro de 2016
Provas classificatórias16 a 18 de novembro de 2016
Divulgação dos resultados09 de dezembro de 2016
Recursos dos resultados12 e 13 de dezembro de 2016
MatrículaFevereiro de 2017
Início do período letivoMarço de 2017

Serão oferecidas um mínimo de dez vagas para as duas linhas de pesquisa – Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Conforme determinações da Capes não há bolsas para mestrados profissionais.

O objetivo do PROMUS é formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música, especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto. Profissionais cujas atividades resultam em produtos claramente distinguíveis daqueles gerados pelas pesquisas acadêmicas tradicionais.

Inscrições

As inscrições serão efetuadas apenas por SEDEX. Os candidatos devem anexar os documentos exigidos pelo edital, preencher a ficha de inscrição e endereçar tudo para a secretaria do programa. A data limite da postagem é 30 de setembro. Somente o candidato ou seu procurador devidamente constituído poderão efetuar a inscrição.

Podem se candidatar portadores de diplomas de graduação plena em Música ou outra área de conhecimento; portadores de certificados de conclusão de curso de graduação, acompanhados de histórico acadêmico oficial com data de colação de grau; e portadores de declarações emitidas por secretarias acadêmicas, atestando que o candidato encontra-se em fase final de curso de graduação e em condição de colar grau a data da matrícula no PROMUS.

Além do anteprojeto de pesquisa, com indicação da linha de pesquisa a qual a proposta será submetida, os interessados precisam elaborar um memorial da sua trajetória acadêmica e profissional, com registros da sua produção artística dos últimos cinco anos, em suportes videofonográficos. Os candidatos deverão enviar ainda vídeo, com duração de 10 a 20 minutos, com repertório de livre escolha, condizente com seu anteprojeto.

Inscrições com documentação incompleta ou outra irregularidade não serão homologadas. Haverá também uma seleção de anteprojetos. Nesta fase ocorrerá a verificação de disponibilidade de orientação e supervisão das atividades propostas. Os candidatos cujos anteprojetos não cumprirem este requisito não terão suas candidaturas homologadas.

A lista dos candidatos aptos a prestar provas classificatórias será divulgada no dia 21 de outubro.

Provas

Serão três provas, marcadas para 16 a 18 de novembro. A prova prática consistirá em uma execução pública de repertório de livre escolha, com duração de 10 a 20 minutos em consonância com o anteprojeto do candidato; a de Língua Estrangeira, consistindo em dissertação em português sobre questões formuladas pela comissão de avaliação, a respeito de trechos de artigos relacionados às Práticas Interpretativas, em língua inglesa, francesa ou alemã (à escolha do candidato), e relacionados à Linha de Pesquisa a que o candidato pretende se vincular; e a Defesa de Anteprojeto – apresentação oral, de até cinco minutos, do anteprojeto, seguida de arguição da comissão de avaliação.

A nota final será a média aritmética das três provas. Candidatos que faltarem a uma delas ou que não alcançarem média seis serão desclassificados. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 09 de dezembro. O PROMUS não se obriga a preencher todas as vagas.

A documentação necessária, os critérios de avaliação e demais informações podem ser consultados no edital do processo seletivo. Dúvidas devem ser encaminhados à secretaria do Programa.

estrela SERVIÇO
Secretaria do PROMUS: Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste, Edifício Ventura Corporate Towers, Rio de Janeiro – RJ. CEP 20031-170. (21) 2262-8742. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.