Música no Palácio realiza dois concertos em julho

A série Música no Palácio programou dois recitais para julho. Dia 5, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) mostra um pouco do talento dos seus mestrandos. Dia 26, o pianista norte-americano Mark Demich comemora 40 anos de turnês pelo mundo com um recital que inclui peças de autores franceses, norte-americanos, russos e brasileiros. Os espetáculos acontecem sempre às 19h, no Salão Histórico do I Tribunal de Júri do CCPJ – antigo Palácio da Justiça. A entrada é franca com distribuição de senhas meia hora antes.

Foto: Ana Liao
 Aloysio Fagerlande
 Fagerlande sublinha a relação dos concertos com as pesquisas do PROMUS.

Música no Palácio é resultado de uma parceria do CCPJ com a Escola de Música. O projeto é coordenado por Silvia Montes, diretora do Centro, e a curadoria da série é de Marcelo Jardim, docente da EM. A iniciativa privilegia a produção de câmara lírica ou instrumental, contemplando formações instrumentais e estilos os mais diversos.

Concertos PROMUS

O concerto do dia 5 faz parte de uma série iealizada pelo PROMUS com o intuito de divulgar a produção acadêmica do seu mestrado profissional. O repertório inclui obras de Henrique Oswald, Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Tim Rescala, entre outros compositores.

A coordenação musical é do professor Aloysio Fagerlande, também responsável pelo Programa. Segundo Fagerlande os concertos são importantes do ponto de vista acadêmico, pois demonstram resultados parciais dos trabalhos em andamento. A escolha das peças a serem executadas está centrada nos projetos de pesquisa dos alunos. O Programa é a mais recente iniciativa da Escola na área de Pós-Graduação e procura atender uma demanda reprimida. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto. "Profissionais cujas atividades resultam em produtos claramente distinguíveis daqueles gerados pelas pesquisas tradicionais", informa o docente.

Mark Damisch

Mark Damisch
 Damisch executa autores franceses, norte-americanos, russos e brasileiros.
Mark Damisch, natural dos Estados Unidos, iniciou seus estudos aos quatro anos. Sua primeira apresentação musical ao piano foi aos sete anos. Em 1974, realizou sua primeira turnê pela Europa, como pianista em um grupo vocal que se apresentou com o Coro dos Meninos Cantores de Viena.

A partir dessa experiência passou a fazer turnês por conta própria, o que o levou a mais de 40 países, incluindo Japão, União Soviética, Ucrânia, Israel, Egito, Holanda, África, China, Ilhas Gregas, Islândia, Taiwan, Vietnã, Austrália, Nova Zelândia, Índia, entre outros. Já se apresentou em importantes espaços, como no Palácio Shuvalov, levantando fundos para orfanatos locais; em Klin, na casa de Tchaikovsky; no Iskra, no Mosteiro Nova Jerusalém; em Varsóvia no Museu de Jan Paderewski; e em Kiev, na Ucrânia, na Sala de Concerto Nacional da Filarmônica, para levantar fundos para orfanatos locais. A turnê pela paz no Oriente Médio incluiu concertos patrocinados pela Embaixada dos Estados Unidos no Egito, no Ein Gedi Kibbutz, e no Ticho House, em Jerusalém.  Ao longo de suas muitas excursões a cada ano, ele já se apresentou várias vezes em coordenação com as embaixadas dos EUA. No concerto do dia 26, Damisch executa peças de Claude Debussy, Heitor Villa-Lobos, Erik Satie, Norman Dello Joio, Aaron Copland e Modest Mussorgsky. estrela SERVIÇO
O CCPJ (antigo Palácio da Justiça) fica na rua Dom Manuel, 29, no Centro do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3133-3366 e (21) 3133-3368. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SERIE MÚSICA NO PALÁCIO
CCPJ (antigo Palácio da Justiça) DIA 5 DE JULHO, 19h