Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmara homenageia Mignone
Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmara homenageia Mignone PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Sex, 24 de Junho de 2016 15:15
Como forma de homenagear a obra inovadora de Francisco Mignone, por ocasião dos trinta anos do seu desaparecimento, a Escola de Música (EM) acaba de lançar o Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmera da UFRJ. As finais do certame estão marcadas para agosto. Os interessados têm até o dia 15 de julho para se inscreverem.

A iniciativa integra as comemorações dos 168 anos da EM, consagradas também à contribuição multifacetada do compositor para nossa tradição musical.

  Foto: Reprodução
  duomignone-maria-josephinax600px
  Mignone com sua esposa, a pianista Maria Josephina, com quem desenvolveu frutífera parceria em recitais a quatro mãos.
   
  Ficha de inscrição e regulamento do concurso
Poderão participar cantores e pianistas brasileiros, naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil há mais de cinco anos, com idade entre 18 a 30 anos. Os candidatos deverão escolher um programa contendo três obras de compositores brasileiros eruditos, sendo obrigatória a inclusão de, pelo menos, uma peça do homenageado. Para piano, com duração máxima de 20 minutos. Para canto, de 15 minutos. O programa deverá ser executado de memória.

Os primeiros classificados, nas categorias de Piano e de Canto de Câmera, serão agendados para apresentações, ainda em 2016, no Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) – instituição com a qual a EM mantém parceria há vários anos. Outros prêmios serão anunciados em breve.

Para o organizador do evento, o professor e pianista Luiz Senise, a ideia é apoiar jovens talentos e divulgar a música brasileira.

– O certame, destaca Senise, visa valorizar a obra de compositores nacionais e estimular o interesse de nossos jovens musicistas pelo universo abrangente e variado que nossa música oferece, dando-lhes a oportunidade de demonstrarem suas qualidades, a seriedade de seu trabalho e o valor de sua arte.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou enviadas pelo correio para o Setor Artístico da Escola de Música. Os candidatos precisam anexar à ficha de inscrição um CD ou DVD, com duração máxima de dez minutos, contendo uma ou mais obras do programa escolhido. Demais documentos e informações podem ser consultados no regulamento do concurso.

A divulgação do resultado da pré-seleção de candidatos está marcada para o dia 23 de julho. Concorrentes laureados anteriormente em concursos de âmbito nacional estão dispensados da etapa.

A apresentação pública dos selecionados, na presença da banca julgadora, acontece nos dias 1, 2 e 4 de agosto. A Banca Examinadora será constituída por músicos de notória capacidade e sua decisão é soberana e irrecorrível. Dela não poderão participar docentes de alunos inscritos no concurso.

estrela SERVIÇO
Setor Artístico da Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio nº 98 – Rio de Janeiro. CEP 20.021.290. Telefone: (21) 2240-1441. E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 30 de Junho de 2016 01:32
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO