176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Brasil Ensemble-UFRJ é destaque de Música no Palácio

O Brasil Ensemble-UFRJ é a atração do dia 14 da Série Música no Palácio do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ). O coral, sob a regência de sua maestrina titular, Maria José Chevitarese, executa um repertório variado que vai de clássicos de Mozart, Rossini e Bizet a peças de compositores contemporâneos brasileiros como Ronaldo Miranda, Roberto Macedo e João Guilherme Ripper. Um programa capaz de agradar aos mais exigentes amantes da boa música.

 Fotos: Divulgação
 brasil-ensemble-2016x600pxzezex2016x600xolhando
 Acima, formação atual do Brasil Ensemble. Abaixo, Maria José Chevitarese.

 

Formado por 35 alunos dos cursos da Escola de Música (EM), o Brasil Ensemble tem quase 20 anos de atuação ininterrupta. Durante este tempo amealhou vários prêmios, paticipou de vários CDs e se firmou como um dos mais importantes coros de câmara do País. O espetáculo da próxima terça-feira acontece às 19h, no Salão Histórico do I Tribunal de Júri do CCPJ – antigo Palácio da Justiça. A entrada é franca e haverá distribuição de senhas meia hora antes. Música no Palácio é resultado de uma parceria do CCPJ com a Escola de Música. A direção é de Silvia Montes, diretora do Centro, e a curadoria da série de Marcelo Jardim, docente da EM. A iniciativa privilegia a produção de câmara lírica ou instrumental, contemplando formações instrumentais e estilos os mais diversos.

BRASIL ENSEMBLE-UFRJ

Criado em setembro de 1999 por Maria José Chevitarese o coral Brasil Ensemble-UFRJ recebeu em 2000 o Diploma de Prata na categoria de coros de câmara, vozes mistas, na Choir Olympics 2000, em Linz, Áustria. Atuou junto a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica Nacional na Sala Cecília Meireles e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou das óperas Amahl e os visitantes da noite de Menotti, no Centro Cultural do Banco do Brasil, Maroquinhas Fru-Fru de Ernst Mahle, Joca, Juca e o pé de jaca de Rafael Bezerra (primeira audição mundial), O Cavalinho Azul de Tim Rescala e Os irmãos repentistas e os pandeiros encantados de Rafael Bezerra (primeira audição mundial). Com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo cantou o Réquiem de Verdi, sob a regência de Leonardo David, Nona Sinfonia de Beethoven e Missa em C maior, sob a regência de Helder Trefzger. Gravou com a Orquestra Sinfônica da UFRJ o Réquiem e o Te Deum do Padre José Mauricio Nunes Garcia como parte das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil. Em 2013 gravou o CD Imagens do Brasil – séculos XX e XXI com obras dos compositores brasileiros Francisco Mignone, Ernani Aguiar, Ricardo Tacuchian, Antonio Vaz, Eduardo Biato e Roberto Macedo, algumas obras em primeira gravação mundial. Em 2014 gravou o CD Alberto Nepomuceno – 150 anos. O grupo tem como proposta a divulgação da música brasileira contemporânea, tendo participado da XVII, XVIII, XIX e XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea.

MARIA JOSÉ CHEVITARESE

Formada em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Maria José Chevitarese é também Mestre em Música Brasileira UNIRIO e Doutora em Psicossociologia, pela UFRJ. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1978, onde atuou como Vice-Decana e Decana do Centro de Letras e Artes, Pró-reitora de Extensão e Diretora Artística da Escola de Música. Atualmente é Professora Titular de Canto Coral e Diretora da Escola de Música da UFRJ. Recebeu por três vezes o prêmio PROEXT Cultura, do Ministério de educação, pelo projeto "A escola vai à ópera", que tem como objetivo encenar óperas em língua portuguesa, com temática infantil. É a idealizadora e regente do Coral Infantil da UFRJ e do Brasil Ensemble-UFRJ, coros que vêm se destacando no cenário musical brasileiro.

 

estrela SERVIÇO
O CCPJ (antigo Palácio da Justiça) fica na rua Dom Manuel, 29, no Centro do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3133-3366 e (21) 3133-3368. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Música no Palácio – Série Inverno
14 de junho às 19:00 horas Coral Brasil Ensemble—UFRJ
Regência: Maria José Chevitarese
Piano: Claudia Feitosa Programa Alleluia
Randall Thompson Santa Clara, Clareai
Letra: Manoel Bandeira
Música: Ronaldo Miranda
Soprano: Mariana Gomes Glória
Roberto Macedo
Soprano: Aline Talon
Mezzo: Helena Lopes Inflammatus (do Stabat Mater)
Gioachino Rossini
Soprano: Tatiana Nogueira Hai gia vinta la causa (da ópera Bodas de Fígaro)
Wolfgang Amadeus Mozart
Barítono: Marcelo Coelho O Salutares
Francisco Manuel da Silva
Soprano: Tatiana Nogueira Três Salmos
João Guilherme Ripper
Salmo 23
Salmo 34
Salmo 143
Mezzo: Carla Antunes
Barítono: Marcelo Coelho Magnificat
Joao Guilherme Ripper
Soprano; Luiza Kurtz
Mezzo: Carla Antunes
Barítono: Marcelo Coelho Habaneira (da ópera Carmen)
Georges Bizet
Mezzo: Carla Antunes * * * SERIE MÚSICA NO PALÁCIO – 2016
Coordenação Geral: Silvia Montes – Diretora CCPJ-Rio
Curadoria: Marcelo Jardim – Escola de Música da UFRJ
Local: Antigo Palácio da Justiça
Produção: CCPJ-Rio (Ramon Roque) e EM/UFRJ (Suely Franco)
Assessoria de imprensa: Alexandrina Ferreira
Realização: Escola de Música da UFRJ / Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)