176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

UFRJazz Ensemble comemora 20 anos com concerto na EM

A UFRJazz Ensemble comemora vinte anos de estrada com um concerto especial, na próxima sexta-feira,  no Salão Leopoldo Miguez da UFRJ. Sob a batuta de seu idealizador e maestro titular, José Rua, o conjunto executa clássicos do gênero, preciosidades da Música Popular Brasileira e sucessos do grupo. Marcado para 19h30, o espetáculo tem entrada franca.

 Fotos: Divulgação
 ufrjazzx600pxx2016

 

O concerto do dia três é o primeiro da série Estação Jazz da Temporada 2016 da Escola de Música. Celebrando cada estação do ano, serão quatro concertos – gratuitos e abertos ao público. Além da oportunidade de partilhar o repertório jazzístico de todos os tempos e lugares, a série tem o propósito de abrir mais um espaço na cidade para um gênero musical que conta com um público fiel e apaixonado.

UFRJazz Ensemble

A UFRJazz Ensemble foi criada a partir da implementação do curso de graduação em saxofone pelo professor José Rua da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sob a direção de seu idealizador, o Maestro José Rua o grupo é formado por alunos da Escola de Música da UFRJ, além de músicos convidados. Possui grande repertório que abrange desde obras originais de compositores do século XX, como Stravinsky e Bernstein, até clássicos da música popular brasileira, com diversos arranjos feitos especialmente para o conjunto. Vários músicos já atuaram como convidados da UFRJazz, destacando-se entre eles o trombonista Raul de Souza, Hermeto Pascoal, Jovino Santos Neto, Júlio Barbosa, Gilson Peranzzetta, Carlos Malta, Nivaldo Ornelas, Guinga, entre outros. A UFRJazz Ensemble gravou seu primeiro CD em 1997 com o título de "Jazz na Universidade" em que interpretava composições dos mais importantes compositores contemporâneos americanos; foi considerado o melhor CD do gênero gravado por uma big band no Brasil. Para comemorar seus dez anos, a UFRJazz lançou seu segundo CD com o título "UFRJazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa", o primeiro de uma série, que registrou compositores populares brasileiros de valor acadêmico. Seu último CD, "Paisagens do Rio", foi lançado em 2006, por ocasião do aniversário de 70 anos da Rádio MEC com o patrocínio da Petrobrás foi indicado ao 5º. Prêmio Tim de Música A UFRJazz Ensemble, que este ano celebra 20 anos, destaca-se pela qualidade de seu trabalho dedicado à música instrumental popular brasileira, ao jazz contemporâneo e à música de concerto.

Maestro José Rua

Nasceu na cidade do Porto, em Portugal. Estudou clarineta na Escola de Música da UFRJ como bacharel diplomado apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música. Em 1982 com bolsa de estudos da Capes/Fulbright/Laspau fez o curso de pós-graduação na Universidade de Boston (EUA), com o Prof. Kalmen Opperman. Retornou ao Brasil após intensas atividades no exterior como camerista, solista e professor, realizando com sucesso de crítica, vários trabalhos musicais nos Estados Unidos. Foi durante vários anos clarinetista da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e tem participado como instrumentista de importantes séries de concertos, destacando-se a "Bienal de Música Brasileira Contemporânea" e o "Panorama da Música Brasileira Atual". É professor de Saxofone e de Oficina de Prática Instrumental do curso de graduação da Escola de Música da UFRJ, além de diretor musical da UFRJazz Ensemble.

 

 

UFRJazz Ensemble 20 anos
3 de Junho de 2016, 19h30

 

SÉRIE ESTAÇÃO JAZZ
Salão Leopoldo Miguez

Programa Dimentions in Blue
Sammy Nestico When The Saints Go Marching In
arr. Dean Sorenson It's Gill Again
Doug Beach & George Shutack Night of the Living Chli Pepper
Doug Beach & George Shutack April In Paris
Vernon Duke / arr. Bob Mintzer Amazing Grace
arr. Chris MsDonald
Solista: Marco Tulio / Sax soprano Vax Attacks
Lennie Niehaus
Solista: Altair Martins / Trompete Meditation
A. C. Jobim / arr. Bob Florence Samba do Avião
A. C. Jobim / arr. J. C. Ligiéro Orilla Del Mar
Jim Martin UFRJazz Ensemble
Diretor Musical e Maestro: José Rua Saxofones: Marcos Saldanha – Flauta / Sax Soprano e Alto
Wagner Silva – Flauta / Sax Alto
Eziel Oliveira – Sax Tenor / Flauta
Márcio Arese – Sax Tenor
Daniel Siquara – Sax Barítono Trompetes: Michael Custodio
Lázaro Duarte
José Arimatéia
Raphael Cardoso
Tiago Viana Trombones: Samuel Ramos
Carlos Henrique
Ronan Santos
Israel Furtado – Trombone Baixo Seção Rítmica: Hiroshi Mizutani - Piano
Felipe Escovedo – Baixo Elétrico
Kevin Shortall – Guitarra / Violão
Joca Moraes – Bateria COORDENAÇÃO DO EVENTO
José Rua/Setor Artistico PRODUÇÃO
Suely Franco

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)