Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Destaques Aula inaugural discute relações entre música e mercado
Aula inaugural discute relações entre música e mercado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Meri Toledo Fraga   
Qua, 30 de Março de 2016 10:32

Música e Mercado é o tema e o título da Aula Inaugural da Escola de Música da UFRJ que acontecerá no dia 4 de abril, às 15h, no Salão Leopoldo Miguez.

A exposição sobre o assunto, que dá início aos cursos da Escola neste ano letivo, será desenvolvida por dois ícones na composição da música popular; na direção e na composição de peças e arranjos musicais para a arte teatral do Brasil: Ivan Lins e Tim Rescala.

  Foto: Divulgação
 
   
 
  Palestrantes. Acima, Ivan LIns. Abaixo, Tim Rescala.

 

Explicou a Vice- Diretora da Escola de Música, Andrea Adour, que o convite feito a Ivan Lins e Tim Rescala, por eles aceito de imediato, mesmo cientes da ausência de verba na UFRJ para determinadas atividades acadêmicas e culturais, obedeceu a duas razões.

Uma delas foi a de dar continuidade à mesma linha de raciocínio que fez com que ela convidasse Aline Cavaliere França, importante educadora musical e autora de um extenso número de obras publicadas, para proferir a Aula Inaugural da Escola de Música em 2015.

Ou seja, a de reunir a comunidade da Escola- alunos, servidores técnicos e servidores docentes- em torno de profissionais de prestígio e popularidade nos diferentes setores do mercado de trabalho que são constituídos pelos saberes do universo musical.

Em harmonia com esta mesma linha de raciocínio que, junto à preocupação com a formação acadêmica dos alunos, agrega com igual medida o cuidado dos professores com o futuro profissional de seus discentes, surgiu a demanda da aluna de Licenciatura, Elaine Guedes.

Elaine Guedes, em conversa com Andrea Adour, expôs que, no percurso universitário, os alunos sentem falta de orientações sistematizadas sobre como sobreviver da música e quais são os conhecimentos e ferramentas que devem adquirir para, no futuro próximo, poderem ser absorvidos pelo mercado de trabalho.

Nesse sentido, Elaine Guedes não só destacou a importância de a Escola convidar profissionais com trabalhos reconhecidos para tratar do tema Música e Mercado, como também informou que dispunha do contato de Ivan Lins.

Certa de que propiciar à comunidade universitária o convívio com profissionais que detêm o reconhecimento do mercado de trabalho, se traduz na soma e na atualização dos conhecimentos que são produzidos e transmitidos na Escola, Andrea Adour informou que, imediatamente, a Direção da Escola fez o convite a Ivan Lins. E que ele, por sua vez, propôs a parceria com Tim Rescala.

Vivenciando um período em que o antigo Prédio de Aulas da Escola de Música da UFRJ encontra-se na fase final da restauração de toda fachada externa; que o Programa Acadêmico de Pós-Graduação obteve na avaliação da CAPES o conceito 4; que o Jornal O Globo noticiou concertos da Orquestra Sinfônica da UFRJ como alguns dos melhores executados no ano de 2015; que com absoluto sucesso foi implantado o Mestrado Profissional em Música; que o Curso de Regência Orquestral obteve nota máxima do MEC; e que os Cursos de Extensão da Escola somam duzentos e trinta e um alunos, distribuídos nos Cursos: de Musicalização Infantil, Básico -Infanto-Juvenil e Adulto-,e no Curso Intermediário, a Diretora da Escola de Música da UFRJ, Maria José Chevitarese e sua Vice-Diretora, Andrea Adour, dão as boas vindas aos calouros e desejam que os veteranos continuem mantendo os mesmos bons desempenhos que, invariavelmente, trazem como resultado o conceito de excelência para esta Unidade Acadêmica.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Sex, 01 de Abril de 2016 06:49
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO