Aula inaugural discute relações entre música e mercado

Música e Mercado é o tema e o título da Aula Inaugural da Escola de Música da UFRJ que acontecerá no dia 4 de abril, às 15h, no Salão Leopoldo Miguez. A exposição sobre o assunto, que dá início aos cursos da Escola neste ano letivo, será desenvolvida por dois ícones na composição da música popular; na direção e na composição de peças e arranjos musicais para a arte teatral do Brasil: Ivan Lins e Tim Rescala.

Palestrantes. Acima, Ivan LIns. Abaixo, Tim Rescala.

Explicou a Vice- Diretora da Escola de Música, Andrea Adour, que o convite feito a Ivan Lins e Tim Rescala, por eles aceito de imediato, mesmo cientes da ausência de verba na UFRJ para determinadas atividades acadêmicas e culturais, obedeceu a duas razões. Uma delas foi a de dar continuidade à mesma linha de raciocínio que fez com que ela convidasse Aline Cavaliere França, importante educadora musical e autora de um extenso número de obras publicadas, para proferir a Aula Inaugural da Escola de Música em 2015. Ou seja, a de reunir a comunidade da Escola- alunos, servidores técnicos e servidores docentes- em torno de profissionais de prestígio e popularidade nos diferentes setores do mercado de trabalho que são constituídos pelos saberes do universo musical. Em harmonia com esta mesma linha de raciocínio que, junto à preocupação com a formação acadêmica dos alunos, agrega com igual medida o cuidado dos professores com o futuro profissional de seus discentes, surgiu a demanda da aluna de Licenciatura, Elaine Guedes. Elaine Guedes, em conversa com Andrea Adour, expôs que, no percurso universitário, os alunos sentem falta de orientações sistematizadas sobre como sobreviver da música e quais são os conhecimentos e ferramentas que devem adquirir para, no futuro próximo, poderem ser absorvidos pelo mercado de trabalho. Nesse sentido, Elaine Guedes não só destacou a importância de a Escola convidar profissionais com trabalhos reconhecidos para tratar do tema Música e Mercado, como também informou que dispunha do contato de Ivan Lins. Certa de que propiciar à comunidade universitária o convívio com profissionais que detêm o reconhecimento do mercado de trabalho, se traduz na soma e na atualização dos conhecimentos que são produzidos e transmitidos na Escola, Andrea Adour informou que, imediatamente, a Direção da Escola fez o convite a Ivan Lins. E que ele, por sua vez, propôs a parceria com Tim Rescala. Vivenciando um período em que o antigo Prédio de Aulas da Escola de Música da UFRJ encontra-se na fase final da restauração de toda fachada externa; que o Programa Acadêmico de Pós-Graduação obteve na avaliação da CAPES o conceito 4; que o Jornal O Globo noticiou concertos da Orquestra Sinfônica da UFRJ como alguns dos melhores executados no ano de 2015; que com absoluto sucesso foi implantado o Mestrado Profissional em Música; que o Curso de Regência Orquestral obteve nota máxima do MEC; e que os Cursos de Extensão da Escola somam duzentos e trinta e um alunos, distribuídos nos Cursos: de Musicalização Infantil, Básico -Infanto-Juvenil e Adulto-,e no Curso Intermediário, a Diretora da Escola de Música da UFRJ, Maria José Chevitarese e sua Vice-Diretora, Andrea Adour, dão as boas vindas aos calouros e desejam que os veteranos continuem mantendo os mesmos bons desempenhos que, invariavelmente, trazem como resultado o conceito de excelência para esta Unidade Acadêmica.