Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Destaques Com várias atrações, EM abre temporada artística
Com várias atrações, EM abre temporada artística PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcelo Jardim   
Seg, 07 de Março de 2016 12:44

Os tempos não estão fáceis para as atividades acadêmicas, mas o ensino, a pesquisa e a extensão continuam fortes e atuantes, ofertando o melhor para toda a comunidade acadêmica e população em geral. A temporada artística 2016 nos brinda com obras importantes do repertório orquestral, coral e camerístico, além de solistas conceituados e diversos eventos relacionados aos simpósios, seminários e fóruns organizados pelo corpo docente da unidade.

  Fotos: Divulgação
  z2016600concertodeabertura
  Antonella Parschi e Felipe Prazeres, solistas do primeiro concerto da temporada 2016 da OSUFRJ.

 

A Orquestra Sinfônica da UFRJ abriu a série de concertos no último dia 25 de fevereiro, sob a regência de seu diretor artístico, o maestro e compositor Ernani Aguiar, e trouxe como solistas o violinista Felipe Prazeres, um dos spallas do conjunto, e a violinista Antonella Pareschi. O próximo concerto traz como regente o maestro André Cardoso, atual diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ainda na programação do ano a ópera Xerxes, de Haendel (TMRJ, 13 e 15/5, com direção musical de Priscila Bomfim), concertos sinfônicos no TMRJ (8/5, com André Cardoso), na Sala Cecília Meireles (20/6, com Felipe Prazeres e 11/7, com Roberto Duarte) e no Salão Leopoldo Miguez (25/3 e 1/8 com André Cardoso e 21/11, com Ernani Aguiar) e um grande concerto com o Coral Brasil Ensemble, com apresentação do Magnificat, de Mendelssohn (15/12, sob a direção musical de Maria José Chevitarese e Ernani Aguiar).

 

A Orquestra de Sopros da UFRJ, sob a regência do professor Marcelo Jardim, apresenta ao todo 6 concertos, distribuídos nos dois semestres, e contará com professores e convidados como solistas, a exemplo do primeiro concerto do grupo (12/5), com professor Pedro Bittencourt, com a Fantasia para sax e orquestra, de Villa-Lobos, na tonalidade original. Outros convidados do conjunto para este ano serão Marco Túlio (sax) e João Luiz Areias (trombone), ambos professores da UNIRIO, Heinz Schwebel (trompete), professor da UFBA, Léo Gandelman (sax), Quinteto de Metais da UFRJ, Everson Moraes (oficleide) e Marcos Ribeiro (violoncelo).

Em função dos jogos olímpicos (5 a 21 de agosto), a "Semana de Aniversário da EM/UFRJ" ocorrerá de 1 a 4 de agosto, com a participação da OSUFRJ, dos Corais Brasil Ensemble, Sacra Vox, da Orquestra de Sopros da UFRJ e dos professores do ProMus. O segundo semestre traz ainda os projetos "Ópera na UFRJ" e "A Escola vai à Ópera", os quais serão realizados em parceria e com maior número de récitas, em outubro. O título definido pelo departamento de canto foi a ópera romântica Hensel e Gretel (João e Maria), de Humperdinck. Entre os inúmeros seminários, destaque para o Seminário de Práticas Interpretativas (final de setembro) e o Panorama de Música Contemporânea (final de novembro).

Outras atrações envolvem também os alunos, como a Série Talentos, já com inscrições abertas e que se realizará de abril a novembro. Duas novas séries ocorrerão durante o ano, a série Banda na Universidade, com 6 edições, e a Série Tendências (música contemporânea), com 4 edições. E importante lembrar que tudo isto será ainda recheado com os concertos com grupos convidados, master classes, recitais de formatura, e inúmeros outros eventos culturais, fortalecendo cada vez mais o papel formador da EM/UFRJ na vida cultural do Rio de Janeiro e do Brasil."

 

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 07 de Março de 2016 13:36
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO