Blog mapeia acervo musical brasileiro

Investigadores, interessados e o público em geral têm agora mais um novo instrumento de pesquisa musical. Iniciativa do Comitê de Bibliotecários Catalogadores de Acervos de Música do Brasil (CBICAM), o blog Guia de Acervos Musicais Brasileiros pretende mapear as instituições brasileiras que mantêm acervo de documentos musicais.

bologacervo2016x500px

Todos as bibliotecas que participam do Comitê estão arroladas. O próximo passo é enviar questionário para instituições que não estão no CBICAM – informa Dolores Brandão, Chefe da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ e Coordenadora do Comitê. O blog permite procura pelo nome da instituição, pelo tipo de documento ou pelas categorias Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Universitárias, Conservatórios, Arquivos e Museus. O trabalho é coordenado pela bibliotecária Marina Macambyra da Biblioteca da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo. Entre os objetivos do CBICAM está o desenvolvimento de normas e padrões para catalogação de acervos de música, produção de ferramentas destinadas à organização dos acervos na área da documentação musical no Brasil e criação um manual brasileiro para catalogação de partituras.