Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Festival Rc4 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Qui, 14 de Janeiro de 2016 14:56

A segunda edição do Festival Rc4 ocorre entre 15 e 30 de janeiro de 2016, no teatro do Oi Futuro Ipanema. A iniciativa, com o tema "Transcendendo as barreiras na música clássica", apresenta novos rumos na música clássica, experiências e interações entre alta performance, eletrônica, softwares e recursos visuais. Ótimo momento para atualização de conceitos e para contato com novas experiências musicais.

  Foto: Ana Liao
  Dorin
  Stéphane Dorin discute o consumo e a produção de música através do processo da industrialização e sua difusão na era digital através das mídias sociais.

 

O festival tem curadoria do músico, produtor musical e docente da UNIRIO Claudio Dauelsberg e consultoria do professor Marcelo Jardim da Escola de Música.

Com a presença de renomados palestrantes da Alemanha, França, Holanda e Brasil, o evento promoverá o encontro de nomes expressivos do mercado da música clássica internacional, que participarão de painéis e debates sobre os novos formatos e modelos de negócio, e sobre o papel cada vez mais crucial da tecnologia na música clássica e contemporânea.

Como parte da programação, no dia 23 de janeiro, a partir das 18h, o Painel Internacional destaca profissionais de peso. Em pauta, empreendimentos inovadores no setor.

Destaque para a palestra de Stéphane Dorin, PhD em sociologia pela Universidade de Limoges, que falará sobre consumo e produção de música através do processo da industrialização, sua difusão na era digital através das mídias sociais e como a sua recepção ocorre de diferentes maneiras ao redor do globo. Robert Zimmermann, CEO da Filarmônica de Berlim, falará sobre resultados concretos do processo de digitalização, conceito e implantação do teatro-estúdio, e potencialização de audiência. Zimmermann apresentará os modelos de tecnologia utilizados no Digital Concert Hall da Filarmônica de Berlim e suas ferramentas de streaming bem-sucedidos.

O evento é gratuito, sujeito à lotação. Distribuição de senhas 30 min antes.

Além do Painel Internacional Rc4, o festival apresenta, pela primeira vez no Brasil o projeto suíço Computer Orchestra, instalação interativa composta por múltiplos computadores simulando a configuração de uma orquestra clássica. A instalação propõe uma nova abordagem, permitindo que o usuário seja o "maestro" e possa reger a orquestra. Os movimentos das mãos são reconhecidos por um Kinect conectado ao computador central.

A programação do Rc4 pode ser conferida no site do evento.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 18 de Janeiro de 2016 04:06
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2018 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO