Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Aluno da EM é finalista em concurso internacional
Aluno da EM é finalista em concurso internacional PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernanda Estevam   
Qui, 17 de Dezembro de 2015 20:33

A Escola de Música da UFRJ esteve representada no XVIII Concurso Internacional de Canto Lírico "Voces del Mundo en Trujillo", realizado em novembro, na cidade de Trujillo, no Peru. Único em seu gênero na América Latina e um dos mais importantes do mundo, o concurso tem como objetivo apoiar as carreiras de jovens cantores, incentivar seu desenvolvimento artístico e pessoal e aumentar o conhecimento e o interesse pela ópera e o canto lírico. A competição, de caráter profissional, consta em cantar ópera clássica (ópera, oratório, música de concerto) dentro da linha seguida por outras grandes competições internacionais.

  Fotos: Divulgação
  zluizfarh2015x600
   

 

Luiz Henrique Ramos, bacharel em piano pela Escola de Música e, atualmente, mestrando em Práticas Interpretativas, do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, sob orientação de Midori Maeshiro, foi um dos finalistas nessa 18ª edição. Ele, que estuda canto lírico com Heliana Farah, sua professora há cerca de 2 anos e que lhe preparou para o concurso, se apresentou acompanhado pela pianista Juliana Coelho, também bacharel em piano pela Escola, e foi regido pelo maestro espanhol Carlos Aransay.

Para Luiz, participar de um evento deste porte foi bastante enriquecedor para sua carreira e aprendizado ao proporcionar um "contato com uma cultura diferente, com pessoas diferentes, com cantores de toda a América Latina e da Europa", e que lhe permitiu conhecer "diferentes tipos de técnica, formas de pensar a música e de encarar a performance musical". Ressaltou ainda a importância de se levar o trabalho da Escola de Música para fora do país a fim de que se conheça a qualidade do que é produzido aqui e que haja a troca de experiências.

Segundo Heliana Farah, sua extensão de voz, baixo, é um tipo muito difícil para concursos e a boa colocação alcançada por Luiz é resultado de muita dedicação e confiança mútua entre professora e aluno. Farah, que ministra as disciplinas História da Ópera e Oficina de Ópera e Técnica Vocal na Escola de Música, comemora, explicando que "Manuel Garcia II, maestro e teórico do século XIX, dizia que eram necessários 2 ou 3 anos para se construir um cantor", e foi isso que ela conseguiu com Luiz. "Afinal, toda minha pesquisa é o resgate dos padrões do século XIX, quando a ópera ainda era uma arte viva".

 

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 17 de Dezembro de 2015 20:45
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO