Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Mestrado Profissional abre processo seletivo para primeira turma
Mestrado Profissional abre processo seletivo para primeira turma PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Dom, 06 de Dezembro de 2015 14:00

Recém-aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação governamental de fomento à pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Profissional em Música da Escola de Música da UFRJ (PROMUS) está com as inscrições abertas para a seleção da turma que inaugurará o programa. Os interessados têm até 15 de janeiro para se candidatar.

 

As provas estão marcadas para fevereiro e as aulas começam em abril. Serão oferecidas um mínimo de dez vagas para as duas linhas de pesquisa – Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências. Conforme determinações da Capes não há bolsas para mestrados profissionais.

 

  Foto: Ana Liao
  2013_20130514_1889805224x600
   
 

Baixe o Edital do Processo Seletivo e a Ficha de inscrição

Ato Acadêmico Período
Inscrições Até 15 de janeiro de 2016
Resultado da homologação das candidaturas 29 de janeiro de 2016
Recursos da homologação 01 e 02 de fevereiro de 2016
Provas classificatórias 16 a 18 de fevereiro de 2016
Divulgação dos resultados 07 de março de 2016
Recursos dos resultados 07 a 09 de março de 2016
Matrícula 23 de março de 2016
Início do período letivo Abril de 2016

AO anúncio foi feito no Diário Oficial (30/11/2015) e o edital completo publicado no Boletim da UFRJ (03/12/2015).

O objetivo do PROMUS é formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música, especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência – informa Aloysio Fagerlande coordenador do programa. O foco são artistas, instrumentistas, regentes e cantores, assim como professores de instrumento, regência e canto. "Profissionais cujas atividades resultam em produtos claramente distinguíveis daqueles gerados pelas pesquisas acadêmicas tradicionais", disse.

O docente destaca a aceitação da inciativa. "O PROMUS já é um sucesso" faz questão de afirmar, sem esconder a satisfação com os primeiros passos da iniciativa.

– O interesse tem sido enorme. Foram mais de 125 curtidas, 41 compartilhamentos e vários comentários em um post meu no Facebook. E isso só nas primeiras 12 horas. Quando a matéria (leia aqui) que noticiou a criação do programa foi publicada no site da Escola recebemos, no mesmo dia, mais de 20 e-mails perguntando sobre o curso. Tudo isso sinaliza que teremos um bom número de candidatos.


Inscrições


As inscrições serão efetuadas apenas por SEDEX. Os candidatos devem anexar os documentos exigidos pelo edital, preencher a ficha de inscrição e endereçar tudo para a secretaria do programa. A data limite da postagem é 15 de janeiro.

Podem se candidatar portadores de diplomas de graduação plena em Música ou outra área de conhecimento; portadores de certificados de conclusão de curso de graduação, acompanhados de histórico acadêmico oficial com data de colação de grau; e portadores de declarações emitidas por secretarias acadêmicas, atestando que o candidato encontra-se em fase final de curso de graduação e em condição de colar grau até 18 de março de 2016.

Além do anteprojeto de pesquisa, com indicação da linha de pesquisa a qual a proposta será submetida, os interessados precisam elaborar um memorial da sua trajetória acadêmica e profissional, com registros da sua produção artística dos últimos cinco anos, em suportes videofonográficos, com duração de 10 a 20 minutos – o repertório deve ser condizente com o anteprojeto.

Inscrições com documentação incompleta ou outra irregularidade não serão homologadas. O anteprojeto e a gravação também contam nessa fase, destaca Fagerlande.

– A gravação servirá para demonstrar a capacidade do candidato, descrita por ele mesmo no memorial. O anteprojeto apresentará o que o candidato pretende fazer no curso, e ajudará no processo de definição do orientador.

A lista dos candidatos aptos a prestar provas classificatórias será divulgada no dia 29 de janeiro.


Provas


Serão três provas, marcadas para o período de 16 a 18 de fevereiro, informa o coordenador do PROMUS.

– A Prática, de execução pública de repertório de livre escolha, em consonância com seu anteprojeto; a de Língua Estrangeira, consistindo em dissertação em português sobre questões formuladas pela comissão de avaliação, a respeito de trechos de artigos relacionados às Práticas Interpretativas, em língua inglesa, francesa ou alemã (à escolha do candidato), e relacionados à Linha de Pesquisa a que o candidato pretende se vincular; e a Defesa de Anteprojeto – apresentação oral, de até cinco minutos, do anteprojeto, seguida de arguição da comissão de avaliação.

A nota final será a média aritmética das três provas. Candidatos que faltarem a uma delas ou que não alcançarem média seis serão desclassificados. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 7 de março. O PROMUS não se obriga a preencher todas as vagas.

Dúvidas devem ser encaminhados à secretaria do PROMUS (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).

 

 

MATÉRIA RELACIONADA

Aprovado pela Capes, Escola de Música cria Mestrado Profissional

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 09 de Dezembro de 2015 12:00
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO