EM promove Semana da Voz Cantada

De 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015, a partir das 10h até às 20h, acontece na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, situada à Rua do Passeio, 98, todas as atividades que compõem a 2ª Edição da Semana da Voz Cantada, que tem nos créditos da idealização, planejamento e coordenação dois nomes: Andrea Adour e Marcelo Coutinho.

Andrea Adour é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais e Ações Afirmativas; Coordenadora do Departamento Vocal de Música da UFRJ; Professora de Canto; e, desde agosto deste ano, Vice-Diretora da Escola de Música da UFRJ.

Foto: Fernanda Estevam
 marceloeandreahorizontalx500x2015

Marcelo Coutinho é Mestre em Musicologia pela própria Escola de Música da UFRJ; Barítono consagrado em razão dos papéis solos desempenhados no repertório operístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em outros teatros do Brasil destinados à apresentação de óperas; Diretor Musical e de Dublagem dos mais importantes desenhos infantis cinematográficos exibidos no Brasil; e Professor de Canto e Conjunto de Prática Vocal também na Escola de Música da UFRJ. Juntos, Andrea Adour e Marcelo Coutinho, na qualidade de docentes, ou seja, sempre acompanhados da preocupação com a formação acadêmica e profissional dos discentes, e, partindo da observação de que a Escola de Música da UFRJ desenvolvera a tradição de realizar eventos que tratam dos mais diferentes instrumentos e de diversos objetos de pesquisas científica, mas que pecava pela ausência de um evento voltado para as especificidades do canto, decidiram criar a Semana da Voz Cantada. Exposta por Marcelo Coutinho, outra razão que os motivou a planejar esta semana é a grande representação do canto na Escola de Música, uma vez que os cinquenta alunos do Curso de Canto fazem com que este seja o curso que possui o maior corpo discente da instituição. Frente a estes contextos e diante da responsabilidade de inserir os discentes nos diferentes setores do mercado, sejam como solistas, como coristas, como cantores camerísticos ou como professor, realmente preparados e atualizados em acordo às exigências atuais, Andrea e Marcelo optaram por dar à Semana da Voz Cantada a função de congregar profissionais e estudantes da cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana em torno dos saberes que constituem o conhecimento da voz cantada. Para tanto, Master Classes, Workshop, Palestras, Mesas-Redondas e oficinas foram organizadas para trazer aos discentes o que de mais atual existe no universo do canto; para também poder responder às questões relacionadas o grau de aprimoramento que eles têm que alcançar e que ferramentas utilizar para atingir o que almejam; e para que a Semana da Voz Cantada seja um espaço de troca de experiências entre profissionais e discentes. Assim, em torno desta função e das razões expostas, a Semana da Voz Cantada está estruturada com as atividades , a seguir, expostas. Lício Bruno, Cantor renomado, com sólida carreira, vai expor a parte prática de um cantor solo. Angela de Castro, Fonoaudióloga, irá tratar do comportamento do aparelho fonador na voz cantada e na voz falada. José Henrique Moreira, Diretor e Professor de Teatro, abordará a relação do cantor com o teatro. Heliana Farah, professora do mesmo Departamento dos organizadores da Semana da Voz Cantada discorrerá sobre as gravações antigas. Na oportunidade, com um gramofone de sua propriedade, o público poderá experenciar a escuta de antigas gravações da voz cantada. Daniel Salgado e Victor Abalada, Mestrandos da Escola de Música, irão expor, sob a ótica da Filosofia e da História os estudos por eles realizados das óperas de Richard Wagner e Giuseppe Verdi. As Master Classes serão ministradas por: Doriana Mendes, Maurício Moço, Alessandra Vannucci e Andrea Adour. Doriana Mendes irá trabalhar com os alunos a Música Barroca. Maurício Moço irá transmitir o conhecimento do belting, processo que trata da voz cantada com as emissões dos musicais, diferente do canto lírico e mais voltado à voz feminina. Alessandra Vannucci, professora da Escola de Comunicação da UFRJ, que junto a Andrea Adour criou um Projeto de Extensão para ensinar italiano por meio de óperas, fará a primeira apresentação deste projeto, trabalhando com os alunos as árias da Ópera O Barbeiro de Sevilha. A Oficina de Africanias, ministrada por Andrea Adour, realizará uma imersão para que os alunos tenham total conhecimento do que são africanias, e a partir desta apropriação interpretem com mais consciência o repertório das africanias que será apresentado no encerramento da Semana da Voz Cantada.