Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... EM promove Semana da Voz Cantada
EM promove Semana da Voz Cantada PDF Imprimir E-mail
Escrito por Meri Toledo Fraga   
Ter, 01 de Dezembro de 2015 10:29

De 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015, a partir das 10h até às 20h, acontece na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, situada à Rua do Passeio, 98, todas as atividades que compõem a 2ª Edição da Semana da Voz Cantada, que tem nos créditos da idealização, planejamento e coordenação dois nomes: Andrea Adour e Marcelo Coutinho.

 

Andrea Adour é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais e Ações Afirmativas; Coordenadora do Departamento Vocal de Música da UFRJ; Professora de Canto; e, desde agosto deste ano, Vice-Diretora da Escola de Música da UFRJ.

  Foto: Fernanda Estevam
  marceloeandreahorizontalx500x2015
   

 

Marcelo Coutinho é Mestre em Musicologia pela própria Escola de Música da UFRJ; Barítono consagrado em razão dos papéis solos desempenhados no repertório operístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em outros teatros do Brasil destinados à apresentação de óperas; Diretor Musical e de Dublagem dos mais importantes desenhos infantis cinematográficos exibidos no Brasil; e Professor de Canto e Conjunto de Prática Vocal também na Escola de Música da UFRJ.

Juntos, Andrea Adour e Marcelo Coutinho, na qualidade de docentes, ou seja, sempre acompanhados da preocupação com a formação acadêmica e profissional dos discentes, e, partindo da observação de que a Escola de Música da UFRJ desenvolvera a tradição de realizar eventos que tratam dos mais diferentes instrumentos e de diversos objetos de pesquisas científica, mas que pecava pela ausência de um evento voltado para as especificidades do canto, decidiram criar a Semana da Voz Cantada.

Exposta por Marcelo Coutinho, outra razão que os motivou a planejar esta semana é a grande representação do canto na Escola de Música, uma vez que os cinquenta alunos do Curso de Canto fazem com que este seja o curso que possui o maior corpo discente da instituição.

Frente a estes contextos e diante da responsabilidade de inserir os discentes nos diferentes setores do mercado, sejam como solistas, como coristas, como cantores camerísticos ou como professor, realmente preparados e atualizados em acordo às exigências atuais, Andrea e Marcelo optaram por dar à Semana da Voz Cantada a função de congregar profissionais e estudantes da cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana em torno dos saberes que constituem o conhecimento da voz cantada.

Para tanto, Master Classes, Workshop, Palestras, Mesas-Redondas e oficinas foram organizadas para trazer aos discentes o que de mais atual existe no universo do canto; para também poder responder às questões relacionadas o grau de aprimoramento que eles têm que alcançar e que ferramentas utilizar para atingir o que almejam; e para que a Semana da Voz Cantada seja um espaço de troca de experiências entre profissionais e discentes.

Assim, em torno desta função e das razões expostas, a Semana da Voz Cantada está estruturada com as atividades , a seguir, expostas. Lício Bruno, Cantor renomado, com sólida carreira, vai expor a parte prática de um cantor solo. Angela de Castro, Fonoaudióloga, irá tratar do comportamento do aparelho fonador na voz cantada e na voz falada. José Henrique Moreira, Diretor e Professor de Teatro, abordará a relação do cantor com o teatro. Heliana Farah, professora do mesmo Departamento dos organizadores da Semana da Voz Cantada discorrerá sobre as gravações antigas. Na oportunidade, com um gramofone de sua propriedade, o público poderá experenciar a escuta de antigas gravações da voz cantada. Daniel Salgado e Victor Abalada, Mestrandos da Escola de Música, irão expor, sob a ótica da Filosofia e da História os estudos por eles realizados das óperas de Richard Wagner e Giuseppe Verdi.

As Master Classes serão ministradas por: Doriana Mendes, Maurício Moço, Alessandra Vannucci e Andrea Adour. Doriana Mendes irá trabalhar com os alunos a Música Barroca. Maurício Moço irá transmitir o conhecimento do belting, processo que trata da voz cantada com as emissões dos musicais, diferente do canto lírico e mais voltado à voz feminina. Alessandra Vannucci, professora da Escola de Comunicação da UFRJ, que junto a Andrea Adour criou um Projeto de Extensão para ensinar italiano por meio de óperas, fará a primeira apresentação deste projeto, trabalhando com os alunos as árias da Ópera O Barbeiro de Sevilha.

A Oficina de Africanias, ministrada por Andrea Adour, realizará uma imersão para que os alunos tenham total conhecimento do que são africanias, e a partir desta apropriação interpretem com mais consciência o repertório das africanias que será apresentado no encerramento da Semana da Voz Cantada.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Sáb, 05 de Dezembro de 2015 18:12
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO