Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... EM promove Semana da Voz Cantada
EM promove Semana da Voz Cantada PDF Imprimir E-mail
Escrito por Meri Toledo Fraga   
Ter, 01 de Dezembro de 2015 10:29

De 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015, a partir das 10h até às 20h, acontece na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, situada à Rua do Passeio, 98, todas as atividades que compõem a 2ª Edição da Semana da Voz Cantada, que tem nos créditos da idealização, planejamento e coordenação dois nomes: Andrea Adour e Marcelo Coutinho.

 

Andrea Adour é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais e Ações Afirmativas; Coordenadora do Departamento Vocal de Música da UFRJ; Professora de Canto; e, desde agosto deste ano, Vice-Diretora da Escola de Música da UFRJ.

  Foto: Fernanda Estevam
  marceloeandreahorizontalx500x2015
   

 

Marcelo Coutinho é Mestre em Musicologia pela própria Escola de Música da UFRJ; Barítono consagrado em razão dos papéis solos desempenhados no repertório operístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em outros teatros do Brasil destinados à apresentação de óperas; Diretor Musical e de Dublagem dos mais importantes desenhos infantis cinematográficos exibidos no Brasil; e Professor de Canto e Conjunto de Prática Vocal também na Escola de Música da UFRJ.

Juntos, Andrea Adour e Marcelo Coutinho, na qualidade de docentes, ou seja, sempre acompanhados da preocupação com a formação acadêmica e profissional dos discentes, e, partindo da observação de que a Escola de Música da UFRJ desenvolvera a tradição de realizar eventos que tratam dos mais diferentes instrumentos e de diversos objetos de pesquisas científica, mas que pecava pela ausência de um evento voltado para as especificidades do canto, decidiram criar a Semana da Voz Cantada.

Exposta por Marcelo Coutinho, outra razão que os motivou a planejar esta semana é a grande representação do canto na Escola de Música, uma vez que os cinquenta alunos do Curso de Canto fazem com que este seja o curso que possui o maior corpo discente da instituição.

Frente a estes contextos e diante da responsabilidade de inserir os discentes nos diferentes setores do mercado, sejam como solistas, como coristas, como cantores camerísticos ou como professor, realmente preparados e atualizados em acordo às exigências atuais, Andrea e Marcelo optaram por dar à Semana da Voz Cantada a função de congregar profissionais e estudantes da cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana em torno dos saberes que constituem o conhecimento da voz cantada.

Para tanto, Master Classes, Workshop, Palestras, Mesas-Redondas e oficinas foram organizadas para trazer aos discentes o que de mais atual existe no universo do canto; para também poder responder às questões relacionadas o grau de aprimoramento que eles têm que alcançar e que ferramentas utilizar para atingir o que almejam; e para que a Semana da Voz Cantada seja um espaço de troca de experiências entre profissionais e discentes.

Assim, em torno desta função e das razões expostas, a Semana da Voz Cantada está estruturada com as atividades , a seguir, expostas. Lício Bruno, Cantor renomado, com sólida carreira, vai expor a parte prática de um cantor solo. Angela de Castro, Fonoaudióloga, irá tratar do comportamento do aparelho fonador na voz cantada e na voz falada. José Henrique Moreira, Diretor e Professor de Teatro, abordará a relação do cantor com o teatro. Heliana Farah, professora do mesmo Departamento dos organizadores da Semana da Voz Cantada discorrerá sobre as gravações antigas. Na oportunidade, com um gramofone de sua propriedade, o público poderá experenciar a escuta de antigas gravações da voz cantada. Daniel Salgado e Victor Abalada, Mestrandos da Escola de Música, irão expor, sob a ótica da Filosofia e da História os estudos por eles realizados das óperas de Richard Wagner e Giuseppe Verdi.

As Master Classes serão ministradas por: Doriana Mendes, Maurício Moço, Alessandra Vannucci e Andrea Adour. Doriana Mendes irá trabalhar com os alunos a Música Barroca. Maurício Moço irá transmitir o conhecimento do belting, processo que trata da voz cantada com as emissões dos musicais, diferente do canto lírico e mais voltado à voz feminina. Alessandra Vannucci, professora da Escola de Comunicação da UFRJ, que junto a Andrea Adour criou um Projeto de Extensão para ensinar italiano por meio de óperas, fará a primeira apresentação deste projeto, trabalhando com os alunos as árias da Ópera O Barbeiro de Sevilha.

A Oficina de Africanias, ministrada por Andrea Adour, realizará uma imersão para que os alunos tenham total conhecimento do que são africanias, e a partir desta apropriação interpretem com mais consciência o repertório das africanias que será apresentado no encerramento da Semana da Voz Cantada.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Sáb, 05 de Dezembro de 2015 18:12
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2018 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO