Concurso para solistas da OSUFRJ e da Orquestra de Sopros

O prazo para inscrições no Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e da Orquestra de Sopros da UFRJ vai de 16 de novembro a 11 de dezembro. Referente à temporada do próximo ano, podem participar os alunos do bacharelado da Escola de Música da UFRJ (EM) regularmente matriculados em seu instrumento principal.

Estão sendo oferecidas cinco vagas para solistas com a OSUFRJ e duas para a Orquestra de Sopros. Os solistas poderão participar no máximo três vezes. Com objetivo de fomentar um maior número de intérpretes, os alunos que se apresentaram no ano passado não poderão se candidatar este ano.

Foto: Ana Liao
 patrickrodrigueseosufrj500
 Premiado no concurso de 2013, Patrick Rodrigues escolheu o Concerto para piano n.º 1,  de Beethoven, para apresentar  com a OSUFRJ.

O aluno concorrente, após ler o regulamento, deverá imprimir a ficha de inscrição e apresentá-la no Setor Artístico devidamente preenchida com a declaração de seu professor de instrumento, autorizando-o a participar do concurso, curriculum vitae e uma cópia da obra a ser apresentada, em versão com acompanhamento de piano. Não será permitida a participação sem autorização por escrito de seu professor de instrumento. No caso de concertos com mais de um solista, todos deverão ser alunos da EM e autorizados elos respectivos professores. As provas estão marcadas para o dia 14 de dezembro, às 17h, no Salão Leopoldo Miguez, e a obra escolhida pelos candidatos deverá ter a duração de cerca de 30 minutos e se adequar às possibilidades técnicas das orquestras. Os instrumentistas escolhidos para solistas se responsabilizarão pelo fornecimento das partes orquestrais em quantidade suficiente para a realização do concerto, caso não haja no arquivo da orquestra ou na Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) da Escola de Música. A comissão julgadora será composta por um número ímpar de professores e técnicos da EM, que não tenham alunos concorrendo. Poderá fazer também parte dela um músico convidado. As suas decisões são irrecorríveis.