Biblioteca Alberto Nepomuceno reabre para consulta

A partir de 3 de novembro, a Biblioteca Alberto Nepomuceno disponibilizará seu acervo para consulta. Maior biblioteca universitária do Brasil, na aérea de Música, possui 150 mil itens, entre obras raras dos séculos XVI ao XVIII, partituras manuscritas, 18 mil documentos históricos, teses, periódicos, livros, fotografias e a fonoteca, com vinis, CDs e DVDs. O catálogo está disponível na Base Minerva da UFRJ e boa parte do acervo já está digitalizada e pode ser acessada aqui

A BAN abriga a maior Coleção do Padre José Maurício - o mais importante compositor do período colonial -, no mundo, e detém o acervo mais significativo do Brasil de partituras manuscritas de compositores brasileiros do século XX.

Inicialmente, havia a proposta de transferência da biblioteca para o Edifício Ventura, porém, como não haveria estrutura para comportar todo o acervo e boa parte não poderia ser liberada para o usuário, Maria José Chevitarese, diretora da Escola de Música, e Dolores Brandão, chefe da biblioteca, decidiram pela reabertura da BAN no prédio da Escola, na Rua do Passeio, 98.

O atendimento no balcão será das 9 h às 16 h, de segunda a sexta. O setor de partituras impressas atenderá das 9 h às 15 h. Para ter acesso aos documentos históricos e às partituras manuscritas é necessário agendar a pesquisa pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. br, uma vez que o manuseio deve respeitar as normas de conservação das obras. A consulta a esse acervo ocorre de segunda a quarta, das 9 h às 15 h.