Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Escola de Música celebra o Fagote
Escola de Música celebra o Fagote PDF Imprimir E-mail
Escrito por Meri Toledo Fraga   
Qui, 05 de Novembro de 2015 11:42

Com curadoria de Aloysio Fagerlande (UFRJ) e de Fabio Cury (USP), a Escola de Música da UFRJ realiza o I Festival Internacional de Fagote, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2015, com entrada franca. Os homenageados deste I Festival Internacional de Fagote são Francisco Mignone e Noël Devos. No século XX, Francisco Mignone foi quem compôs, mundialmente, o mais significativo e numeroso repertório para o instrumento.

 

Devos foi considerado por Mignone o intérprete ideal do fagote, além de ser um dos grandes incentivadores da música brasileira e de inspirar novos profissionais do instrumento. Para que as estruturas, artísticas e pedagógicas, que compõem este festival, pudessem ser idealizadas, planejadas, organizadas e efetivadas, a Escola de Música da UFRJ conta com a colaboração institucional da USP e da UNIRIO, além do apoio DAAD/ Alemanha/University of Karlsruhe, J.Püchner, Bernd Moosmann GmbH, Fox Products Corporation, Gebrüder Mönnig - Oscar Adler & Co, Armazém do Sopro/SP, e MBCases.

 

Os concertos serão apresentados pela Orquestra da CESGRANRIO e as Master Classes estarão sob responsabilidade de representantes de diferentes países, a saber: Afonso Venturieri (Brasil/Suiça), Benjamin Coelho (Brasil/EUA), David-Tomas Realp (Espanha/Alemanha), Fabian Contreras (Argentina), Frank Först (Alemanha), Franz Jürgen Dorsam (Alemanha/ Portugal), Matthias Rácz (Alemanha/Suiça).

 

As oficinas e palestras serão ministradas por Francisco Formiga, Mauro Ávila, Cristina Pôrto e Adolfo Almeida Jr. E a Mesa-Redonda que tem por título Francisco Mignone e o fagote”, contará com a participação de Noël Devos, Maria Josefina Mignone, José Botelho e Celso Woltzenlogel. Nesse contexto artístico e pedagógico, a excelência dos profissionais responsáveis pelas atividades desta grande iniciativa, fará com que, seguramente, o objetivo de fundamentar “novos valores e visões para a Perfomance do instrumento” projetado pelos curadores do I Festival Internacional de Fagote seja concretizado.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 05 de Novembro de 2015 11:46
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO