O limpador de chaminés

Matéria publicada (16/10/2015) no RioShow sobre ópera infantil montada pelo projeto A Escola vai Ópera, coordenado por Maria José Chevitarese.

rioshow20151016

O limpador de chaminés

Renata Monti

Ao compor a ópera "O limpador de chaminés", o inglês Benjamin Britten (1913-1976) tinha em mente as crianças. Para cativá-las, fez uma obra em que não só os solistas, mas também o público infantil cantasse junto. Hoje e amanhã (16 e 17.10), o Coral Infantil da UFRJ coloca o plano do compositor em prática com sessões gratuitas na Escola de Música da UFRJ, no Centro.

— Britten desejava que o público interagisse com a ópera. A intenção dele, e também a nossa, é introduzir as crianças nessa linguagem. Vamos colocar a plateia para cantar, com um pequeno ensaio antes do espetáculo — destaca Maria José Chevitarese, que dirige a montagem e o Coral.

O libreto original de Eric Crozier foi adaptado por Francisco Nery e Regiana Antoniniz. Na história, um menino é vendido pela família para um limpador de chaminés. Cabe a um grupo de crianças libertá-lo do trabalho árduo.

Os solistas, com idade entre 8 a 15 anos, revezam-se sob a regência de Kaique Stumpf e Isabela Freitas. A montagem ainda conta com Cristino Viegas e Cláudia Feitosa ao piano e percussão de Paula Buscácio. Os figurinos e cenários são assinados pela Escola de Belas Artes da UFRJ, e a iluminação e a direção teatral, pela Escola de Comunicação, com direção cênica de Luiza Rangel.