176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

OSUFRJ se apresenta nesta quinta na EM

Sob a regência de Ernani Aguiar a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSFRJ) realiza na próxima quinta-feira, 1o de outubro, mais um concerto da temporada 2015. O espetáculo, com entrada franca, acontece às 19h no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música.

No programa, as Gymnopedies nº 1 e 3, de Erik Satie e orquestração de Claude Debussy; o Concertino para fagote, de Francisco Mignone; e a Sinfonia no 4, de Johannes Brahms.

O fagotista Jeferson Souza será o solista do concertino de Mignone. 

 Foto: Divulgação
 
 Jeferson Souza.

Jeferson Souza iniciou seus estudos aos 14 anos no Programa Integração pela Música, em Vassouras - RJ. Bacharel em fagote Escola de Música da UFRJ na classe do professor Dr. Aloysio Fagerlande. Participou de diversos festivais, entre eles, Festivais de Música de Londrina PR, Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul RS, Festival de Música das Esferas em Bragança Paulista SP, Festival de Música de Jaraguá do Sul PR (FEMUSC), Festival Vale do Café em Vassouras RJ, Festival de Música de Câmara Villa - Lobos no Rio de Janeiro, Festival de música Brasil/Alemanha em Karlsruhe - Alemanha e Festival de Música de Pelotas - RS. 

Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem regional do PIM,Orquestra Sinfônica Jovem da FCSN, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Jovem Concertante Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ e Banda Filarmônica do Rio de Janeiro. Participou em concertos junto a Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica Nacional - UFF. Em 2013, estudou como aluno de intercâmbio na Hochschule für Musik -Kalrsruhe - Alemanha na classe do professor David Tomas Realp.Já obteve aulas com os Professores, Aloysio Fagerlande, Elione Medeiros, Fábio Cury, Stefano Canute, Paulo Andrade, Scott Pool, Ariane Petri, David Tomas, Hanno Dönneweg e Franz Jurgen Dorsam. 

Atualmente faz  parte do Quinteto Brincadeira a Cinco, Camerata Assis Brasil e fagotista/contrafagotista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ernani Aguiar estudou no Brasil com Paulina d'Ambrosio e Santino Parpinelli (violino e viola), César Guerra-Peixe (composição) e Carlos Alberto Pinto Fonseca (regência). No Conservatório Cherubini de Firenze (Itália) estudou com Roberto Michelucci (violino) e Annibale Gianuário (regência). Fez cursos de aperfeiçoamento em regência na Itália com Franco Ferrara, Adone Zecchi e Giuseppe Montanari e na Alemanha com Sergiu Celibidache. É mestre em música pela UFRJ. Atua constantemente à frente de algumas das principais orquestras do país como a Sinfônica Nacional, Sinfônica Brasileira, Sinfônica da Paraíba, Sinfônica da Bahia e a Sinfônica de Porto Alegre. Com esta última gravou, em 1994, um CD dedicado à obra de César Guerra-Peixe (1914-1993). 

Como compositor tem obtido expressivo sucesso tanto no Brasil como no exterior, com sucessivas apresentações, gravações, edições e transmissões radiofônicas e televisivas de suas obras. Destacam-se em sua produção obras para coro à capella como o Psalmus CL (editado e gravado nos EUA), obras para diversas formações instrumentais como a série de Meloritmias para instrumentos solo e o Duo para violino e violoncelo (gravado na Inglaterra pela "Meridian Records"), obras para orquestra de cordas como as séries Quatro Momentos e Instantes e obras sinfônicas como a Cantata de Natal, a Missa Brevis IV, as Sinfoniettas Prima e Seconda, os Cantos Sacros para Orixás e a ópera O Menino Maluquinho com libreto de Ziraldo. Sua obra intitulada Quatro Momentos no 3 já mereceu oito diferentes registros fonográficos. Atualmente é professor de regência da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica da UFRJ. 

Como regente da OSUFRJ esteve à frente da premiada gravação da ópera Colombo de Carlos Gomes, com a qual obteve os prêmios Sharp e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). 

É membro da Academia Brasileira de Música, ocupando a cadeira no 4. 

SERVIÇO
Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Lapa.

 

Programação 

Orquestra Sinfônica da UFRJ
Regência: Ernani Aguiar
Solista: Jeferson Souza (fagote)

Erik SATIE
Gymnopedies nº 1 e 3
 Orquestração de Debussy

Francisco MIGNONE
Concertino para fagote e pequena orquestra
Assai moderato
Allegro
Jeferson Souza (fagote)

Johannes BRAHMS
Sinfonia nº 4
Allegro non troppo
Andante moderato
Allegro giocoso
Allegro energico e passionato

 

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)