Pianista Cristiano Vogas é destaque de Música no Palácio

Iniciativa do Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio), que conta com participação da Escola de Música, o projeto Música no Palácio, já em sua quinta edição, encerra no dia 23 uma série de recitais dedicados às comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

A atração é o pianista Cristiano Vogas que apresenta, às 19h, no antigo Palácio da Justiça, uma seleção de obras de Beethoven e Chopin.

cristianovogasx400pb

Música no Palácio privilegia a produção de câmara lírica ou instrumental, contemplando formações instrumentais e estilos os mais diversos e, segundo o professor João Vidal, curador do projeto, a série de concertos, em poucos anos de existência, pode-se orgulhar por uma trajetória de sucesso. A sintonia com as comemorações do aniversário da cidade foi um ponto destacado pelo professor. ? Nada mais justo, portanto, do que celebrar o quinto aniversário da série com uma programação de igual ecletismo e qualidade. E ainda melhor que esta marca coincida com a comemoração dos 450 anos da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que se oferece como um rico eixo temático. Recitais dedicados aos popularíssimos Chopin e Beethoven nos fazem lembrar que o Rio já foi jocosamente conhecido como "pianópolis", tamanha a popularidade do instrumento na antiga capital do Império e da Primeira República, que deu origem à fortíssima tradição pianística da cidade.

Cristiano Vogas

Vogas diplomou-se pela Escola de Música da UFRJ, onde foi aluno de Miriam Grosman. No Brasil, participou de vários concursos de piano, obtendo vários prêmios, dentre eles: 1º prêmio Concurso Souza Lima (SP), 1º prêmio Concurso Vieira Brandão (RJ) e 1º prêmio Concurso Jovens Intérpretes (SC), prêmio Melhor Intérprete de Música Brasileira, de Autor Romântico e de Melhor Performance. A partir de 1996, passou a estudar com a pianista Maria da Penha, quando em 1999 obteve 1º lugar no Concurso de Música em Nova Friburgo. Conquistou também o 1º Prêmio do Concurso Souza Lima (SP), o 1º Prêmio Concurso Vieira Brandão (RJ) e o 1º Prêmio Concurso Jovens Intérpretes (SC). Recebeu como prêmio uma bolsa de estudos no Conservatório de Friburgo, Suíça, onde fez parte da classe de virtuosité do pianista Ricardo Castro. Em 2001, foi admitido na Hochschüle für Musik em Berna, Suíça, onde estudou com Michael Studer. Atualmente é aluno do pianista Alexandar Madzar.

estrela Serviço

O CCPJ (antigo Palácio da Justiça) fica na rua Dom Manuel, 29, no Centro do Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 3133-3366 e (21) 3133-3368. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..