176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concerto da Sinfônica UFRJ comemora 70 anos da ABM

A Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta dia 16, na próxima quinta-feira, na Sala Cecilia Meireles. O concerto, marcado para às 20h, integra as comemorações dos 70 anos da Academia Brasileira de Música (ABM).

 

Fundada em 14 de julho de 1945, por Heitor Villa-Lobos, seguindo padrões da Academia Francesa, a ABM reúne personalidades de destaque no meio musical brasileiro nas áreas de composição musical, interpretação e musicologia. A regência do concerto comemorativo será do maestro Lutero Rodrigues que ocupa, desde 2002, a cadeira número 36 da instituição. Fernando Corvisier (piano) será o solista.

 

 Foto: Divulgação
 
 Fernando Corvisier desenvolve, além de instrumentista, desenvolve carreira como docente e pesquisador.

No programa, obras de Cláudio Santoro, Almeida Prado, Alceo Bocchino, Edino Krieger e Camargo Guarnieri – todos compositores vinculados à Academia.

Fernando Corvisier

Desde que venceu o prestigioso IV Prêmio Eldorado de Música, em 1988, em São Paulo, Fernando Corvisier vem se projetando constantemente no cenário musical brasileiro. No Brasil, Corvisier deve sua formação artística a mestres como Dyla Josetti, Ecléa Ribeiro, Homero de Magalhães e Antônio Guedes Barbosa. No exterior estudou na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris, sob a orientação de Edson Elias e Germaine Mounier. Em 1987, obteve o Master Degree in Piano Performance no New England Conservatory, em Boston. Em 1992, obteve o Artistic Diploma na Hartt School of Music, sob a orientação de Luiz Carlos de Moura Castro. Em 2000, Fernando Corvisier recebeu o título Doctor of Musical Arts, pela Universidade de Houston, sendo orientado por pianistas de renome internacional como Abbey Simon, Horacio Gutierrez, e Ruth Tomfohrde Atualmente é professor Doutor da Universidade de São Paulo no Campus de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase na Performance Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do piano, práticas interpretativas, música de câmera de Schumann e Brahms, repertório para duo pianístico e a obra para piano de Almeida Prado.

Lutero Rodrigues

Doutor em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da USP, em 2009, e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes-Música, do Instituto de Artes da UNESP, em 2001. Entre todas suas atividades, prioriza o estudo, pesquisa, interpretação e divulgação da música brasileira, atuando em três áreas principais: Regência, Musicologia e Ensino universitário. Ao regressar de um período em que continuou seus estudos, na Alemanha, de 1981 a 1983, dedicou-se à formação de jovens instrumentistas, dirigindo inúmeros festivais de música, com destaque para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, do qual foi Diretor Artístico, de 1987 a 1990. Como Regente, durante 20 anos, foi diretor de diversas orquestras, destacando-se o período em que esteve à frente da Sinfonia Cultura - Orquestra da Rádio e TV Cultura, de São Paulo, entre 1998 e 2005. Foi Regente convidado da maioria das principais orquestras brasileiras e também atuou no exterior, priorizando sempre o repertório brasileiro, do qual é responsável pela estréia de mais de uma centena de obras. Na área de Musicologia, produziu numerosos textos sobre diversos compositores brasileiros e suas obras, vários deles publicados, com ênfase nas linhas de Análise e Interpretação, bem como História, Estilo e Recepção. Realizou inúmeras revisões e edições de músicas orquestrais brasileiras, tanto destinadas a projetos, como da Petrobrás, quanto a instituições, como a Academia Brasileira de Música. Em diversas ocasiões dedicou-se ao Ensino, sobretudo da Regência, passando a ser Professor desta matéria e outras correlatas, em cursos universitários de Graduação, com destaque para o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP, desde 2005.

 

estrela Serviço

A Sala Cecília Meireles fica Largo da Lapa, 47 – Lapa. Telefones: (21) 2332-9223 (21) e 2332-9224. Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ingressos a R$40. Mais informações no site da Sala.

 

Programa Cláudio Santoro
Três fragmentos sobre B.A.C.H (1985)
Adagio
Lento
Allegro vivo (ma non troppo)

José Antônio de Almeida Prado
Concerto Fribourgeois (1985)
Introduzioni
Recitativo I
Passacaglia
Recitativo II
Toccata furiosa sul il nome de Bach
Recitativo III
Arioso, molto cantabile e amoroso appassionato
Moto perpetuo INTERVALO Alceo Bocchino
Seresta Suburbana (1961) Edino Krieger
Andante para cordas (1956) Camargo Guarnieri
Concerto para cordas e percussão (1972)
Vigoroso
Saudoso
Jocoso

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)