Os jovens fazem a música na EM

A orquestra infanto-juvenil da Ação Social pela Música, sob a regência do maestro Jean Philippe Abreu Molinari, se apresenta dia 22 de maio na EM. Com entrada franca, o concerto está marcado para as 18h e reúne um repertório variado que inclui obras de Telemann, Leopold Mozart, Guerra-Peixe e Ernani Aguiar, entre outros compositores.

asmbx500pxx2015
 Mais de 800 crianças e adolescente são atendidos pelas diversas atividades da ASMB.

A orquestra é formada por crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda atendidos pelo projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) que viabiliza programas de prática musical segundo o modelo criado por experiências semelhantes em diversos países da América Latina. Orientado para jovens submetidos a graves iniquidades pela recorrência da fome, da violência e da exposição ao crime, o projeto conta com oito núcleos, cinco dos quais na cidade do Rio de Janeiro ? Chapéu Mangueira, Dona Marta, Complexo do Alemão, Macacos e Cidade de Deus, que englobam mais de 19 comunidades, além de Petrópolis, Piraí e Ji-Paraná em Rondônia.

A iniciativa oferece, entre outras, aulas de instrumentos de corda e sopro, prática orquestral e teoria musical e, além de conjuntos orquestrais, impulsiona a criação de grupos de câmara em todos os seus núcleos. O concerto do dia 22 é uma promoção da Associação dos Ex-Professores da Escola de Música da UFRJ (Aexpem), sociedade sem fins lucrativos que congrega professores e ex-professores da instituição e tem como objetivo incentivar concertos, conferências, cursos e outros eventos culturais ligados à Música e as Artes em geral.

O regente

Jean Philippe Abreu Molinari, 22 anos, é pianista, tenor lírico, regente e diretor musical. Conquistou quatro prêmios nacionais de piano, dentre eles o de melhor intérprete da obra de Lorenzo Fernandez, aos 11 anos. Como regente, participou de algumas masterclasses nacionais e internacionais, dentre elas o II FIRSC (2º Festival Internacional de Regência Sérgio Schnee), em Waasa, Finlândia, com 19 anos. Aos 21 foi o regente assistente da Orquestra Sinfônica da UFRJ para a temporada de estreia mundial da ópera O Diletante, de João Guilherme Ripper, concerto eleito pelo jornal O Globo como um dos dez melhores de 2014. Jean foi regente da orquestra Afroreggae de 2012 a junho de 2014, e desde julho do mesmo ano atua como diretor musical na Ação Social pela Música do Brasil.

As cordas conhecem os mestres (Beethoven, Dvorák, Tchaikovsky)
Arranjo Joseph Campello Sinfonia em Sol
Leopold Mozart Quatro momentos nº 3

Ernani Aguiar