Escola de Música em nova sede

A Escola de Música(EM) tem agora uma nova sede, que se incorpora aos prédios da Rua do Passeio e do Largo da Lapa. As novas instalações ocupam um espaço de 1.600m² no 21º andar da Torre Leste do Ventura Corporate Towers, na Av. Chile 330, em frente à Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

edificioventurax500

No novo endereço funcionarão os setores administrativos da Escola de Música, parte da Biblioteca Alberto Nepomuceno, algumas salas de aulas e o Programa de Pós-Graduação (PPGM). Com a autorização de abertura do doutorado pela CAPES o PPGM ocupará sete salas, sendo duas para cada um dos laboratórios de Musicologia, Etnomusicologia e Música e Tecnologia, além de uma sala para aulas e defesas de teses. O Ventura Corporate Towers é um dos mais modernos edifícios do Rio de Janeiro. Possui a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), por atender a uma série de exigências sustentáveis, entre elas o uso inteligente e racionalizado de água e energia, controle do descarte e reciclagem de lixo. As duas torres têm 140 metros de altura, contando com 5 subsolos, 36 andares e heliporto. Na Av. Chile a Escola de Música terá como vizinhos grandes empresas brasileiras como o BNDES, a Petrobras e a FINEP.