Capes aprova Doutorado no PPGM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação, aprovou a criação do curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música (PPGM). A proposta de criação do Doutorado em Música foi homologada na 157ª Reunião de CTC-ES/CAPES, ocorrida nos dias 24 a 26 de março de 2015. O curso foi recomendado pela agência com conceito 4. A Portaria Normativa 194, de 04 de outubro de 2011, determina que a Escola de Música tem até doze meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado pelo Ministro da Educação, para dar efetivo início ao funcionamento do curso, na forma e nas condições previstas pelo projeto aprovado. A previsão do Programa é de dar início ao curso em agosto. As áreas de concentração são Processos Criativos (Poéticas da criação musical e Práticas interpretativas e seus processos reflexivos) e Musicologia (História e documentação da música brasileira e ibero-americana e Etnografia das práticas musicais). Segundo André Cardoso, diretor da EM, a criação do Doutorado é uma iniciativa fundamental para o futuro da Escola. - Ele chega em momento importante, após o saneamento de nosso programa de pós-graduação e a consequente subida do conceito. Se soma a outras iniciativas igualmente importantes como a retomada da publicação da Revista Brasileira de Música, a criação do Simpósio Internacional de Musicologia, do Simpósio de Práticas Interpretativas e da proposta de criação do Mestrado Profissional.