Imagens do Brasil em vozes

Imagens do Brasil - Século XX e Século XXI - é o título do terceiro CD do Coral Brasil Ensemble, que tem como data de lançamento o dia 26 de maio de 2015, às 18:30 horas, no Salão Leopoldo Miguez.

Foto: Rafael Reigoto
 Chevitarese

Com regência, direção geral e musical de Maria José Chevitarese, este é o 17º disco produzido pelo Selo Fonográfico UFRJ/Música, da Escola de Música da UFRJ. A seleção das peças que compõem o CD foi motivada pelo interesse da regente no repertório contemporâneo, além do desafio de realizar as primeiras audições ou de interpretar novas versões de peças musicais, como foi o caso do Magnificat, de João Guilherme Ripper, que neste disco deixa de contar com a participação de uma orquestra para ser interpretada com piano e coro, em acordo à nova proposta do compositor. O repertório do CD percorre quase cinco décadas de criação musical no Brasil, de 1967 a 2013. Embora não tenha sido proposital, metade das peças escolhidas para comporem este disco foram dedicadas a alguém. StabatMater, de Antonio Vaz, foi dedicada à própria regente do Coral Brasil Ensemble; a Sexta Missa, de Francisco Mignone, tributada a Villa Lobos; Nunc Dimiltis, de Roberto Macedo, consagrada ao também compositor Ernani Aguiar e Gloria para Coro Duplo, do compositor Eduardo Biato oferecida a Roberto Macedo. A professora Chevitarese, que é também a chefe do Departamento de Música de Conjunto e coordenadora do projeto "A Escola vai à Ópera", destacou que o atual grupo de cantores está junto há quatro anos: "eles alcançaram neste trabalho um lastro técnico e uma maturidade sonora que faz com que este seja o melhor trabalho do coro, até aqui realizado". As dificuldades técnicas de algumas obras, com muitas dissonâncias e passagens atonais, foram um grande desafio para o grupo, mas também uma excelente oportunidade para que todos pudessem desenvolver a leitura e o solfejo. E, como resultado do trabalho desenvolvido nesta gravação, o grupo está pronto para novos desafios, concluiu a regente.