176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Festival Brasil-Alemanha abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, marcado para setembro.

 

 Foto: Ana Liao
 WernerSchrietter
 Aula do professor Werner Schrietter, durante a edição 2012 do Festival.

Criado em 2008 o festival é o resultado de uma inédita parceria entre três instituições: a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ e o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO.

 

O festival proporciona aperfeiçoamento musical para alunos e profissionais de todo o Brasil e da América-Latina com professores da Alemanha sob os auspícios do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — órgão de intercâmbio acadêmico do governo alemão.

 

As inscrições são gratuitas. O festival não se responsabiliza, porém, pelo transporte, hospedagem ou alimentação dos alunos. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (em formato word) e enviá-la (preferencialmente em formato PDF) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Ao todo estão previstos 11 cursos, em 9 modalidades, conforme programação seguinte. As aulas serão ministradas na UFRJ e na UNIRIO.

 

 Curso Professor Data e local

Cravo

Kristian Nyquist

De 08 a 12 de setembro na UFRJ

Flauta

Mathias Allin

De 08 a 12 de setembro na UFRJ

Oboé

Thomas Indermühle

De 17 a 23 de setembro na UFRJ

Fagote

David Tomàs-Realp

De 17 a 23 de setembro na UFRJ

Trompa

Will Sanders

De 22 a 26 de setembro na UFRJ

Trombone

Werner Schrietter

De 18 a 22 de setembro na UNIRIO

Violoncelo

Bernd Lörcher

De 15 a 20 de setembro na UNIRIO

Contrabaixo

Alexandra Scott

De 15 a 20 de setembro na UNIRIO

Piano

Michael Uhde

De 14 a 18 de setembro na UNIRIO

Piano

Roberto Domingos

De 15 a 20 de setembro na UNIRIO

Piano

Markus Stange)

De 14 a 20 de setembro na UNIRIO

 

Dependendo do número de inscritos e a critério de cada professor poderá haver uma seleção dos alunos ativos e ouvintes, o que ocorrerá no primeiro dia do curso. Os alunos que se apresentarem após a realização da seleção ficarão automaticamente na categoria de ouvintes.

 

 

Docentes

 

David Tomàs-Realp (fagote) nasceu em Barcelona e desenvolveu sua formação musical  no conservatorio de sua cidade. Posteriormente prosseguiu seus estudos no Conservatório de Winterthur, na Suiça, e na Hochschule für Musik de Stuttgart (Alemanha), com o professor  Sergio Azzolini com bolsa da Generalitat de Catalunya e da Fundación Humboldt. Foi professor de fagote da Hochschule für Künste Bremen, do Conservatório Superior de Música de Salamanca e do Conservatório Superior de Les Illes Balears. Em 1999 foi nomeado catedrático de fagote da Folkwang Hochschule de Essen (Alemanha). Foi fagotista da Orquestra Jovem Gustav-Mahler, com a qual realizou concertos nas principais salas da Europa, sob a batuta de regentes como Claudio Abbado, Neville Marriner e Riccardo Chailly. Com o conjunto de sopros Bläsersolisten der Deutschen Kammerphilarmonien, realizou concertos na Alemanha, Áustria, Suiça, Inglaterra e Turquía. Na Espanha atuou como fagotista principal da Orquestra Sinfônica de RTVE (Madrid) e da Orquesta de Castilla León. Na Alemanha foi fagote solista da Deutsche Kammerphilarmonie Bremen, e como músico convidado da Scottish Chamber Orchestra, da Orquestra da Rádio de Hannover, da Mahler Chamber Orchestra e da Orquestra de Câmara da Europa.

 

Kristian Nyquist (Cravo) nasceu em Los Angeles em 1964 e cresceu na Alemanha. Iniciou ao cravo com a idade de quinze anos. Estudou com Christine Daxelhofer na Universidade de Música de Karlsruhe e, apoiado por uma bolsa de estudos de pós-graduação do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), estudou com Huguette Dreyfus em Paris, onde se graduou com um "Prix de Virtuosité". Participou também de master-classes com Colin Tilney, Bob van Asperen e Gustav Leonhardt. Obteve prêmios em várias competições internacionais como o Concours Musical d'Ile-de-France. Foi professor da Universidade de Música de Mannheim a partir de 1989. É professor de cravo e pianoforte da Universidade de Música de Karlsruhe desde em 2006. Possui várias gravações para selos importantes como Pavane, Telos, Koch-Schwann e Plein Jeu. Entre suas últimas gravações está a das "Variações Goldberg" de Bach, realizada em um instrumento Ruckers original de 1624.

 

Markus Stange (Piano) nascido em 1955. Estudou piano com Jürgen Uhde em Stuttgart, Roland Keller em Lübeck, Frantisek Rauch e Valentina Kmenikowa em Prage, assim como Master Classes com Ditta Pasztory-Bartók e Aloys Kontarsky. Apresentou como solista, camerista e acompanhador em Lied em concertos na Europa, América do Norte, Ásia e África. Forma há quase vinte anos o Stuttgarter Klavierduo e desde 2005 juntamente com a pianista Yukilo Naito. É fundador e membro do conjunto “Piano & Percussão”. Tem atividade intensa como intérprete de música contemporânea. Inúmeras apresentações e trabalho conjunto com Karlheinz Stockhausen, György Ligeti, George Crumb, Peter Ötvös e inúmeros compositores da jovem geração. Tem participado de festivais internacionais e como solista, camerista e especialista em música contemporânea, em concertos com grupos das orquestras Filarmônica de Berlin, Radio-Sinfonieorchester Stuttgart e com Ensemble Recherche. Na Alemanha e no estrangeiro tem participado em producoes de programs de rádio e CD. Deu Master Classes nos Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Canadá, Noruega, Itália, Ghana e Ucrânia, assim como na Academia Gnessin em Moscou. Markus Stange é professor de piano e música de câmara na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Em 2008 organizou e diretor artístico da Semana Internacional Messiaen em Neustadt e do Festival “Messiaen 100” da Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha.

 

Michael Uhde (Piano) iniciou os estudos de música com seu pai, Jürgen Uhde, pianista e autor de livros sobre literatura para piano. Continuou seus estudos na Universidade de Freiburg (Alemanha) com Carl Seemann e posteriormente obteve uma bolsa para estudar com Bruno Canino em Milão. Como solista realizou concertos em toda a Europa, EUA e Brasil. Como camerista apresentou-se com os mais variados conjuntos europeus, entre eles “Schumann-Duo” com o violinista Antonio Pellegrini e com o grupo “Schumann-Ensemble”, e na música contemporânea com o “Ensemble 13 Baden-Baden” e “Ensemble Recherche” de Freiburg. Michael Uhde é atualmente professor catedrático de piano e vice-reitor da Universidade de Música de Karlsruhe. Ministra regularmente cursos de interpretação em vários conservatórios e universidades em cidades como Aarhus, Tromsö, Helsinke, Esbjerg, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Goiania.

 

Werner Schrietter (Trombone) estudou na Escola Superior de Música de Heidelberg-Mannheim com Paul Schreckenberger. Entre 1977 e 1979 foi trombonista da Filarmônica Jovem Alemã e, a partir de 1978 até 1993, trombonista solista da Orquestra Filarmônica do Estado da Renânia. Desde 1990 é membro da Orquestra do Festival de Bayreuth. Atuou como solistas em várias outras orquestras em cidades como Frankfurt, Mannheim e Mainz. Na música de câmara realizou diversas gravações para rádios da alemanha. É membro do quarteto de trombones "Trombonissimo" fundado em 1991 e com o qual realizou concertos na Alemanha, França e Áustria. É professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe.

 

Will Sanders (Trompa) nasceu em Venlo, Holanda. Estudou trompa em Maastricht com H.Crüts e E.Penzel finalizando os seus estudos com distinção. Enquanto estudante, foi membro da Orquestra de Jovem  na União Europeia. Em 1986 foi trompista co-principal na Orquestra Nacional de Opera de Mannheim. Dois anos depois foi solista da Orquestra Sinfônica de Baden/Baden - Freiburg. Em 1990 passou a ocupar a mesma posição na Orquestra Sinfônica da Rádio de Baviera. De 1992 a 1997 foi solista do Festival de Bayreuth onde tocou a Ópera Siegfried. Will Sanders colaborou com as principais orquestras alemãs dirigidas pelos mais conceituados maestros, tendo sido músico convidado da Orquestra Filarmônica de Viena. Atuou sob a direção de grandes nomes da regência como Claudio Abbado, Lorin Maazel, Georg Solti, Marins Janssons, James Levine e Daniel Baremboin, entre outros. Atualmente é professor de trompa na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Para além do trabalho orquestral tem-se apresentado internacionalmente como solista, gravou diversos CDs, gravações para a radio e colaborou com inúmeros ensembles de câmara, tais como German Wind Soloists, Linos Ensemble, o Mullova Ensemble e German Brass. É o fundador do Ensemble Alemão de trompas. Desde 1995 lecciona no conservatório de Maastricht. Em 1999 começou a ministrar as disciplinas de trompa e música de câmara como professor catedrático da Escola Superior de música de  Karlsruhe. Will Sanders orientou masterclasses nos Estados Unidos, Brasil, Japão, Austrália, Coreia, Suiça e em vários países da Europa. Muitos dos seus alunos são músicos de grupos de câmara e orquestras conceituadas.

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)