EM recebe orquestra sopros alemã

Em sua segunda turnê pelo Brasil, a Orquestra Jovem de Sopros de Baden-Wuerttemberg se apresenta dia 26 de agosto no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música. Marcado para às 19h, o concerto tem entrada franca.

Tendo à frente seu regente titular e diretor artístico o maestro Felix Hauswirth a orquestra, um dos grupos jovens mais conceituados da Europa, apresentará obras de Richard Strauss, Jean Balissat, Ernest Enxertem, Oliver Waespi, Karel Husa e Nigel Clarke.

felix hauswirth 400
 Felix Hauswirth conduz a orquestra no concerto do da 26.

O patrocínio é do Instituto Goethe.

A Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem de Sopros de Baden-Wuerttemberg foi fundada em 1983 com o objetivo de fornecer experiência de conjunto a jovens músicos de comprovado talento na região de Baden-Wuerttemberg, sudoeste da Alemanha. O grupo é mantido pelo Consulado Musical e formado por músicos jovens premiados no concurso para solistas "Jugend Musiziert". Desde 1991 seu regente titular e diretor artístico é o maestro Felix Hauswirth, professor do Conservatório de Basel na Suíça. No entanto, regentes convidados são frequentemente chamados a colaborar com o grupo.

Felix Hauswirth

Felix Hauswirth formou-se em regência e teoria no Conservatório de Música de Lucerna, na Suíça. Em 1983, foi professor convidado por um semestre na Universidade de Michigan em Flint, EUA. Desde 1985, ocupa o cargo de professor de regência no Conservatório de Basiléia, na Suíça. É autor de diversos livros, principalmente sobre regência e literatura de Bandas Sinfônicas. Em 1983, fundou a Banda Jovem Nacional da Suíça e esteve à frente do grupo por 10 anos. Como regente convidado, atuou em diversos países europeus, além da África do Sul, Japão, Austrália e América do Sul. Também passou por cidades dos Estados Unidos e Canadá. Gravou CDs com vários grupos e foi aclamado por regentes e compositores da Europa e Estados Unidos. Como palestrante na área da música orquestral, é regularmente convidado para atuar em diferentes partes do mundo. De 1998 a 2011, liderou o programa da Banda Sinfônica da Academia do Estado, em Trossingen, na Alemanha. De 2000 a 2009, foi professor em Trento, Itália. De 2000 a 2006, serviu como conselheiro artístico da Ruth Music LTD. De 1993 a 2000, foi o diretor artístico do Festival Internacional de Música Contemporânea, em Uster, Suíça. É maestro da Baden-Wuerttemberg Youth Wind Ensemble, na Alemanha. De 1997 até 2001, esteve no cargo de presidente da Associação Mundial de Conjuntos de Sopros e Bandas Sinfônicas (WASBE) e, desde 2008, é professor convidado do Instituto Piaget, em Lisboa, Portugal. Em dezembro de 2009, Hauswirth recebeu, em Chicago, nos Estados Unidos, o título Midwest Clinic International Award, em reconhecimento das excelentes contribuições e dedicação ao ensino da música instrumental.

Dia 26 de agosto de 2014 – 19h
Salão Leopoldo Miguez

BADEN-WÜRTTEMBERG YOUTH WIND ORCHESTRA (Alemanha)
FELIX HAUSWIRTH, regência Programa RICHARD STRAUSS (1864 – 1949)