Projeto compositores recebe Dimitri Cervo

O Projeto Compositores recebe nesta sexta-feira, dia 30, Dimitri Cervo. O autor gaúcho oferece palestra e masterclass em que comenta sua trajetória criativa e aborda o uso de técnicas minimalistas, síntese temática e intertextualidade em suas obras Toronubá (2000) e Toro-Lobiana (2013).

Com entrada franca o encontro está marcado para às 11h na Sala da Congregação da Escola de Música. O Projeto Compositores é uma iniciativa do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ que convida compositores nacionais e internacionais para palestras, masterclasses e concertos.

O compositor

Cartaz do Evento
 dimitricervocartaz500

Mais informações sobre Dimitri Cervono site do compositor.

Dimitri Cervo nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1968. Com 14 anos já apresentava suas primeiras composições. Começou a se destacar no cenário nacional, quando sua Abertura e Toccata recebeu em 1995 o 1º. prêmio no Concurso de Obras Orquestrais do XV Festival de Londrina. Graduou-se em piano na UFRGS (com Dirce Knijnik), e realizou os cursos de composição (com Franco Donatoni) e de música para cinema (com Ennio Morricone), na Accademia Chigiana de Siena, Itália. De volta ao Brasil prosseguiu estudos em Salvador. A vivência na capital baiana e o contato com a música percussiva afro-brasileira influenciou a rítmica aditiva de sua música. Entre 1996 e 1998 viveu e estudou em Seattle, onde seu contato com o Minimalismo norte-americano se aprofundou. A partir de 1997 começou a desenvolver uma estética pessoal, fundindo elementos da música brasileira com feições do Minimalismo. Nos dez anos seguintes criou um conjunto de obras para diversas formações instrumentais, a Série Brasil 2000, que tem recebido diversas execuções no Brasil e no exterior. A partir de 2009 começou a desenvolver a Série Brasil 2010, um novo conjunto de peças para instrumentos solistas e orquestra de cordas, de câmara ou sinfônica, com estética hibridizada a partir de diversas influências.

A discografia de Cervo inclui dois CDs individuais, Toronubá e Série Brasil 2010, pelos quais recebeu três Prêmios Açorianos (melhor CD e compositor) e obras registradas em CDs de diversos grupos e artistas. Pioneiro da publicação de partituras em formato digital, assinou com editora Sunhawk para disponibilização de suas obras na Internet.

Em 2005 seu livro "O Minimalismo e sua Influência na Composição Musical Brasileira Contemporânea" foi publicado pela editora da UFSM.

Dimitri Cervo recebeu ainda vários prêmios e homenagens. Entre eles três Prêmios Açorianos, o mais importante da cidade de Porto Alegre. Nos EUA sua Pequena Suíte Brasileira ganhou o prêmio do júri e do público no V Aliénor Compositon Competition, tendo sido gravada e publicada. Em 2006 foi o compositor homenageado do 13º. Concurso de Piano do Conservatório de Ituiutaba (MG). Em 2009 foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística para o desenvolvimento das primeiras obras da Série Brasil 2010.

Ao todo, mais de quarenta grupos orquestrais executaram obras do compositor. Elas já foram apresentadas em todos os estados brasileiros e em diversos países como Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Costa Rica, Portugal, França, Alemanha, Holanda, Grécia, Suíça, Noruega, Rússia, Bulgária, Sérvia, Israel, Vietnã e Cingapura.
Para 2014 estão agendas a execução de obras orquestrais de sua autoria pela Orquestra Petrobrás Sinfônica (obra comissionada), pela Orquestra Sinfônica de Córdoba, pela Orquestra da UNIRIO, e a apresentação do seu Concerto para Violino em Chicago.

Em paralelo à composição e execução, atua no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.