176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Som da Maré: Projeto participativo de arte sonora

Em maio, o projeto participativo Som da Maré, que conta com apoio de diversas unidades da UFRJ, entre elas a Escola de Música, programou duas intervenções culturais: uma exposição de arte sonora no Museu da Maré e passeios sonoros guiados na cidade.

 

 Fotos/Vídeo: Divulgação
 
  
 somdamare500a
  
 Mais informações no site do projeto.
  

Estas intervenções apresentam realidades, histórias e ambições da vida cotidiana das populações que habitam a Maré, complexo de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, através de som imersivo, fotografia documental, texto e objetos, são o resultado de quatro meses de oficinas e trabalho de campo.

A exposição será inaugurada no dia 18 de maio, no Museu da Maré, e fica até 20 de junho. Os passeios sonoros acontecem no mesmo período, mas precisam ser agendados pelo site do projeto.

O projeto Som da Maré reúne diversos grupos que juntos desenvolveram temáticas, materiais e estratégias para a articulação de elementos da vida na Maré. Os participantes incluem bolsistas Jovens Talentos FAPERJ e suas famílias, alunos de pós-graduação da UFRJ, alunos de doutoramento do Sonic Arts Research Centre e membros da Cia Marginal, companhia de teatro na Maré. O projeto conta ainda com a participação de professores da área da música, etnomusicologia, arte e arquitetura da UFRJ e de uma parceria com o Museu da Maré. Mais de trinta pessoas que tornaram possível a iniciativa.

Durante o desenvolvimento do projeto, várias mudanças ocorreram na cidade como um todo e, particularmente na Maré, o que gerou alteração das políticas territoriais dos espaços implicados neste projeto. A forma como estes eventos impactaram a história do complexo de favelas e a vida cotidiana dos moradores sugeriu pontos de reflexão sobre identidade, território e comunidade.

Som da Maré articula pequenos fragmentos de toda essa expressão cultural através do som. Entre tecnologias e experiências de vida, estas vivências podem ecoar na forma de memória mas também de ambições futuras, resignificando o espaço e o lugar através do tempo.

O curador e coordenador do projeto é Pedro Rebelo, professor e diretor de pesquisa no Sonic Arts Research Centre, Queen's University Belfast e professor visitante sênior na UFRJ. Este trabalho tem como base metodologias desenvolvidas para o "Sounds of the City – Belfast", (encomendado pelo Metropolitan Art Centre, para a sua abertura em 2012) que foi edificado junto a participação ativa de dois grupos moradores da cidade de Belfast na Irlanda do Norte.

 

SOM DA MARÉ

 

somdamare300bINAUGURAÇÃO: 18 Maio
Museu da Maré
Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré, Rio de Janeiro

 

EXPOSIÇÃO:
Museu da Maré
Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré, Rio de Janeiro
19 de Maio - 20 de Junho 2014
10h às 17h

 

PASSEIOS SONOROS
18 de Maio – 20 de Junho 2014
Marcação e informações no site somdamare.wordpress.com

CONTACTO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SITE: somdamare.wordpress.com
FACEBOOK: https://www.facebook.com/som.mare.1
TWITTER: @gruposomdamare

 

CURADORIA E COORDENAÇÃO:
Pedro Rebelo

 

PARTICIPANTES:
Alan da Silva Lira, Aline Pereira Macário, Aline de Moura, Artur Costa Lopes, Danilo Andrade, Everton Ramos, Geandra Nobre, Jaqueline Alves, Jaqueline Andrade, Jeferson Luciano Gaspar Mesquita, Joyce Rodrigues de Oliveira, Larissa Paredes, Matheus Frazão de Almeida Silva, Matilde Meireles, Marco Aurélio Damaceno, Marluci Nascimento, Marina Cortês, Natália Chaves Bruno, Phellipe Azevedo, Priscilla Monteiro, Raíza Barros Nascimento, Rodrigo Furman, Rodrigo Souza, Sebastian Wiedemann, Tullis Rennie, Wagner Belo de Siqueira, Wallace Lino

 

APOIO E ORGANIZAÇÃO:
Antônio Carlos Pinto Vieira, Claudia Rose Ribeiro da Silva, Guto Nóbrega, Lygia Niemeyer, Marli Damascena, Miriane da Costa Peregrino, Rodrigo Cicchelli Velloso, Samuel Araújo, Terezinha Normandes

 

APOIOS E PARCERIAS:
Sonic Arts Research Centre, Queen's University Belfast
Museu da Maré
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Música e Escola de Belas Artes

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)