Som da Maré: Projeto participativo de arte sonora

Em maio, o projeto participativo Som da Maré, que conta com apoio de diversas unidades da UFRJ, entre elas a Escola de Música, programou duas intervenções culturais: uma exposição de arte sonora no Museu da Maré e passeios sonoros guiados na cidade.

Fotos/Vídeo: Divulgação

somdamare500a

Mais informações no site do projeto.

Estas intervenções apresentam realidades, histórias e ambições da vida cotidiana das populações que habitam a Maré, complexo de favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, através de som imersivo, fotografia documental, texto e objetos, são o resultado de quatro meses de oficinas e trabalho de campo.

A exposição será inaugurada no dia 18 de maio, no Museu da Maré, e fica até 20 de junho. Os passeios sonoros acontecem no mesmo período, mas precisam ser agendados pelo site do projeto.

O projeto Som da Maré reúne diversos grupos que juntos desenvolveram temáticas, materiais e estratégias para a articulação de elementos da vida na Maré. Os participantes incluem bolsistas Jovens Talentos FAPERJ e suas famílias, alunos de pós-graduação da UFRJ, alunos de doutoramento do Sonic Arts Research Centre e membros da Cia Marginal, companhia de teatro na Maré. O projeto conta ainda com a participação de professores da área da música, etnomusicologia, arte e arquitetura da UFRJ e de uma parceria com o Museu da Maré. Mais de trinta pessoas que tornaram possível a iniciativa.

Durante o desenvolvimento do projeto, várias mudanças ocorreram na cidade como um todo e, particularmente na Maré, o que gerou alteração das políticas territoriais dos espaços implicados neste projeto. A forma como estes eventos impactaram a história do complexo de favelas e a vida cotidiana dos moradores sugeriu pontos de reflexão sobre identidade, território e comunidade.

Som da Maré articula pequenos fragmentos de toda essa expressão cultural através do som. Entre tecnologias e experiências de vida, estas vivências podem ecoar na forma de memória mas também de ambições futuras, resignificando o espaço e o lugar através do tempo.

O curador e coordenador do projeto é Pedro Rebelo, professor e diretor de pesquisa no Sonic Arts Research Centre, Queen's University Belfast e professor visitante sênior na UFRJ. Este trabalho tem como base metodologias desenvolvidas para o "Sounds of the City – Belfast", (encomendado pelo Metropolitan Art Centre, para a sua abertura em 2012) que foi edificado junto a participação ativa de dois grupos moradores da cidade de Belfast na Irlanda do Norte.

SOM DA MARÉ

somdamare300bINAUGURAÇÃO: 18 Maio
Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré, Rio de Janeiro

EXPOSIÇÃO:
Av. Guilherme Maxwell, 26, Maré, Rio de Janeiro
19 de Maio - 20 de Junho 2014

PASSEIOS SONOROS
18 de Maio – 20 de Junho 2014
Marcação e informações no site somdamare.wordpress.com

SITE: somdamare.wordpress.com
FACEBOOK: https://www.facebook.com/som.mare.1
TWITTER: @gruposomdamare