Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Orquestra do Limiar apresenta compositores brasileiros
Concertos UFRJ: Orquestra do Limiar apresenta compositores brasileiros PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Seg, 12 de Maio de 2014 00:00

A atração desta semana de Concertos UFRJ é o primeiro CD da Orquestra do Limiar. Integralmente dedicado a compositores brasileiros, apresenta nove peças, algumas em primeira gravação. A regência é do maestro Samir Rahme, titular e diretor artístico do grupo.

 

 

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
   

Resultado de uma parceria da UFRJ com a rádio Roquette Pinto, o programa Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda feira às 22h na sintonia 94,1 FM e conta com a produção e apresentação de André Cardoso, professor da Escola de Música.


Orquestra

 

Talvez tenha sido o convívio com extremos da existência humana que levou o médico Samir Wady Rahme, formado também em composição e regência pela UNESP, a fundar em 2002, a Orquestra do Limiar. As primeiras atuações foram no programa Música nos Hospitais. A iniciativa, que conta com apoio da Associação Paulista de Medicina e da lei Rouanet do Ministério da Cultura, integra os esforços de humanização da saúde promovendo espetáculos para pacientes, familiares e profissionais dos hospitais, além da população em geral. Foram, desde então, mais de 100 apresentações em todo o Estado de São Paulo, além de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.


Por apresentar-se em locais não convencionais como é o caso de enfermarias e saguões de hospitais e para um público que, muitas vezes, tem o primeiro contato com uma orquestra de cordas, o repertório faz um passeio pela história da música e inclui peças barrocas, clássicas, românticas e modernas. A produção de compositores brasileiros e arranjos de obras da MPB e do repertório popular internacional também ganham relevo.


Com o tempo, a trajetória deste grupo singular se expandiu para os tradicionais espaços de música clássica, também com enorme sucesso.


Samir Wady Rahme, titular e diretor artístico da Orquestra, nasceu em Juiz de Fora, onde começou seus estudos musicais, dedicando-se à flauta transversa. Além da graduação na UNESP, fez curso de regência com Ernani Aguiar e com o maestro argentino Guillermo Scarabino.

orquestralimiar600A orquestra de cordas é integrada por 14 jovens instrumentistas. São 9 violinos, 2 violas, 2 violoncelos e um contrabaixo. Todos os componentes do grupo são músicos profissionais em início de carreira e, em sua maioria, conciliam o trabalho na Orquestra do Limiar com outras atividades profissionais. Alguns dos músicos que já tocaram com a orquestra estão hoje atuando nos Estados Unidos e Europa ou em grandes orquestras brasileiras.


Uma das marcas da Orquestra do Limiar é comissionar peças para compositores brasileiros, hábito ainda pouco difundido no Brasil, mas muito comum na Europa e Estados Unidos onde o compositor recebe a incumbência de escrever uma peça inédita para o conjunto que lhe faz a encomenda. Dessa forma, o grupo tem em seu repertório um bom conjunto de peças exclusivas.


CD


Intitulado "Orquestra do Limiar apresenta Compositores Brasileiros" o álbum marcar os dez anos da formação. O repertório abarca compositores brasileiros de diferentes gerações, o que confere um interessante colorido ao disco, que abre e fecha com peças do próprio maestro (Peixeira e Meditativo I, respectivamente). No recheio, obras de nomes consagrados, como Edmundo Villani-Côrtes (Pequena serenata para cordas), Clóvis Pereira (Cantiga e Mourão), Ernani Aguiar (Introdução, Quase serenata e Choro), Ronaldo Miranda (Ponteio e Dança), Sergio Di Sabbato (Abertura em forma de dança) e do jovem Felipe Senna (Gabriela).

 

***

 

Resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, o programa radiofônico Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições passadas podem ser acompanhadas no podcast, áudio sob demanda, da Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

cdorquestralimiar

 

Orquestra do Limiar apresenta Compositores Brasileiros

 

Selo/Editora: Independente
Número de catálogo/ISBN: 7898515693434

Regência Samir Wady Rahme


Faixas


1. Peixeira - Samir Wady Rahme
2-5. Pequena serenata para cordas - Edmundo Villani-Côrtes
6. Cantiga - Clóvis Pereira
7. Ponteio e dança - Ronaldo Miranda
8-10. Introdução, quase serenata e choro - Ernani Aguiar
11. Gabriela - Felipe Senna
12. Mourão Opus 2 - Clóvis Pereira
13. Abertura em forma de dança - Sergio Di Sabbato
14. Meditativo I - Samir Wady Rahme

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 14 de Maio de 2014 21:06
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO