Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Orquestra do Limiar apresenta compositores brasileiros
Concertos UFRJ: Orquestra do Limiar apresenta compositores brasileiros PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Seg, 12 de Maio de 2014 00:00

A atração desta semana de Concertos UFRJ é o primeiro CD da Orquestra do Limiar. Integralmente dedicado a compositores brasileiros, apresenta nove peças, algumas em primeira gravação. A regência é do maestro Samir Rahme, titular e diretor artístico do grupo.

 

 

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
   

Resultado de uma parceria da UFRJ com a rádio Roquette Pinto, o programa Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda feira às 22h na sintonia 94,1 FM e conta com a produção e apresentação de André Cardoso, professor da Escola de Música.


Orquestra

 

Talvez tenha sido o convívio com extremos da existência humana que levou o médico Samir Wady Rahme, formado também em composição e regência pela UNESP, a fundar em 2002, a Orquestra do Limiar. As primeiras atuações foram no programa Música nos Hospitais. A iniciativa, que conta com apoio da Associação Paulista de Medicina e da lei Rouanet do Ministério da Cultura, integra os esforços de humanização da saúde promovendo espetáculos para pacientes, familiares e profissionais dos hospitais, além da população em geral. Foram, desde então, mais de 100 apresentações em todo o Estado de São Paulo, além de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.


Por apresentar-se em locais não convencionais como é o caso de enfermarias e saguões de hospitais e para um público que, muitas vezes, tem o primeiro contato com uma orquestra de cordas, o repertório faz um passeio pela história da música e inclui peças barrocas, clássicas, românticas e modernas. A produção de compositores brasileiros e arranjos de obras da MPB e do repertório popular internacional também ganham relevo.


Com o tempo, a trajetória deste grupo singular se expandiu para os tradicionais espaços de música clássica, também com enorme sucesso.


Samir Wady Rahme, titular e diretor artístico da Orquestra, nasceu em Juiz de Fora, onde começou seus estudos musicais, dedicando-se à flauta transversa. Além da graduação na UNESP, fez curso de regência com Ernani Aguiar e com o maestro argentino Guillermo Scarabino.

orquestralimiar600A orquestra de cordas é integrada por 14 jovens instrumentistas. São 9 violinos, 2 violas, 2 violoncelos e um contrabaixo. Todos os componentes do grupo são músicos profissionais em início de carreira e, em sua maioria, conciliam o trabalho na Orquestra do Limiar com outras atividades profissionais. Alguns dos músicos que já tocaram com a orquestra estão hoje atuando nos Estados Unidos e Europa ou em grandes orquestras brasileiras.


Uma das marcas da Orquestra do Limiar é comissionar peças para compositores brasileiros, hábito ainda pouco difundido no Brasil, mas muito comum na Europa e Estados Unidos onde o compositor recebe a incumbência de escrever uma peça inédita para o conjunto que lhe faz a encomenda. Dessa forma, o grupo tem em seu repertório um bom conjunto de peças exclusivas.


CD


Intitulado "Orquestra do Limiar apresenta Compositores Brasileiros" o álbum marcar os dez anos da formação. O repertório abarca compositores brasileiros de diferentes gerações, o que confere um interessante colorido ao disco, que abre e fecha com peças do próprio maestro (Peixeira e Meditativo I, respectivamente). No recheio, obras de nomes consagrados, como Edmundo Villani-Côrtes (Pequena serenata para cordas), Clóvis Pereira (Cantiga e Mourão), Ernani Aguiar (Introdução, Quase serenata e Choro), Ronaldo Miranda (Ponteio e Dança), Sergio Di Sabbato (Abertura em forma de dança) e do jovem Felipe Senna (Gabriela).

 

***

 

Resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, o programa radiofônico Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições passadas podem ser acompanhadas no podcast, áudio sob demanda, da Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

cdorquestralimiar

 

Orquestra do Limiar apresenta Compositores Brasileiros

 

Selo/Editora: Independente
Número de catálogo/ISBN: 7898515693434

Regência Samir Wady Rahme


Faixas


1. Peixeira - Samir Wady Rahme
2-5. Pequena serenata para cordas - Edmundo Villani-Côrtes
6. Cantiga - Clóvis Pereira
7. Ponteio e dança - Ronaldo Miranda
8-10. Introdução, quase serenata e choro - Ernani Aguiar
11. Gabriela - Felipe Senna
12. Mourão Opus 2 - Clóvis Pereira
13. Abertura em forma de dança - Sergio Di Sabbato
14. Meditativo I - Samir Wady Rahme

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 14 de Maio de 2014 21:06
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO