V Simpósio de Musicologia chama para trabalhos

Está aberto o prazo para submissão de trabalhos ao V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, que será realizado de 11 a 15 de agosto na Escola de Música da UFRJ. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) e este ano discute o tema “Periódicos Musicais: História, Crítica e Políticas Editorais”.

Foto: Renan Salotto

Conferência de Philip Gossett (Univ. de Chicago, EUA) na edição 2010 do Simpósio.

Conforme a chamada do encontro salienta o assunto proposto "convida a uma reflexão sobre os periódicos especializados e a imprensa periódica não especializada, em suas dimensões históricas e críticas, bem como seu papel na difusão do conhecimento da área de música nos diversos países da Europa e das Américas, sendo de especial interesse deste Simpósio discutir os diversos casos da América Latina e, particularmente, do Brasil".

O evento comemora também os 80 anos da Revista Brasileira de Música (RBM), o primeiro periódico acadêmico da área de música no Brasil e editado atualmente pelo PPGM.

Entre os tópicos a serem discutidos estão: história do periodismo musical; crítica musical; história da recepção; diálogos culturais, circulação, transferência e apropriação de ideias, repertórios, estéticas, estilos, práticas musicais e ideologias; nacionalismo, migração e identidade; patrimônio e acervos; música, sociedade e política; estudos interdisciplinares: artes visuais, teatro, literatura, filosofia, história, sociologia e antropologia cultural; estratégias discursivas na relação entre arte e ciência; conhecimento e poder; e políticas científicas e editoriais atuais.

As propostas devem ser enviadas até 18 de maio de 2014 para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e endereçadas à presidente da Comissão Científica, professora Maria Alice Volpe (UFRJ). A divulgação dos resultados está marcada para 10 de junho e o prazo para envio da versão revisada destinada à publicação vai até 30 de junho.

O texto deve ser inédito e enfocar questões relacionadas ao tema do encontro. Cada comunicação terá a duração de 20 minutos para apresentação do trabalho. Recomenda-se que o texto a ser publicado tenha entre 3 e 6 mil palavras e não ultrapasse 15 páginas, incluindo imagens e referências bibliográficas. O texto em versão integral pode ser apresentado em português, espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão. Recomenda-se, no entanto, que a comunicação oral seja realizada em português, espanhol ou inglês.

Além de Volpe, a comissão científica é composta por Sonia Ray (UFG), Marcos Nogueira (UFRJ), João Vidal (UFRJ), Paulo Costa Lima (UFBA), Malena Kuss (Universidade do Norte Texas, Denton, EUA) e Philip Gossett (Universidade de Chicago, EUA).

Integram a comissão organizadora Maria Alice Volpe (UFRJ), André Cardoso (UFRJ), Marcos Nogueira (UFRJ), João Vidal (UFRJ), Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ)

As normas de apresentação das contribuições podem ser consultadas em português, espanhol ou inglês. Para maiores esclarecimentos sobre submissão, os interessados podem enviar e-mail para Ana Paula da Matta Machado Avvad (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).