Música brasileira para oboé, fagote e piano em Concertos UFRJ

O programa Concertos UFRJ reprisa a edição dedicada ao CD Música Brasileira para oboé, fagote e piano. O álbum reúne obras de seis compositores nascidos ou radicados no país escritas para esta formação camerística pouco conhecida do grande público, cobrindo um período que vai do século XIX à contemporaneidade.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

O álbum foi editado pelo Selo UFRJ Música com patrocínio da Fapej, fundação de fomento à pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é do fagotista Aloysio Fagerlande, docente da Escola de Música (EM), e integra um projeto mais amplo de pesquisa que visa levantar e discutir a participação desse instrumento na música brasileira de concerto.

Em 2011. o professor lançou pelo mesmo selo o CD Música Brasileira de concerto para fagote, reunindo obras para fagote solista de orquestra de câmara de compositores ligados à Escola de Música. Na ocasião, a gravação foi assunto de duas edições de Concertos UFRJ.

Além de Fagerlande, participam o oboísta Luis Carlos Justi, professor da UNIRIO, e a pianista Fany Solter. Embora brasileira, Fany está radicada há muito tempo na Europa, sendo atualmente catedrática de piano da Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik Karlsruhe), Alemanha, instituição da qual foi reitora de 1984 a 2001.

O projeto foi contemplado em 2011 com o Edital de Apoio as Artes da do Rio de Janeiro. Ele é fruto também de uma parceria acadêmica da UFRJ e da UNIRIO com a Escola de Música de Karlsruhe. Uma colaboração que, entre outra iniciativas, proporciona o intercâmbio de docentes e estudantes de graduação com aquela instituição e que, desde 2008, realiza o Festival Brasil-Alemanha.

Sigismond Neukomm, Amaral Vieira, João Gillherme Ripper, Tim Rescala, Ernest Mahle e Dawid Korenchendler são os compositores registrados no disco.

Como destaca Fagerlande, apesar de pouco comum no repertório camerístico, o trio para oboé, fagote e piano ganhou um maior destaque quando Francis Poulenc escreveu em 1926 uma peça para a formação, que se tornou emblemática. A partir daí um maior número de compositores passaram explorar a coloratura do oboé e do fagote, de palheta dupla, que, aliados ao piano, deram um resultado, se não equivalente ao virtuosismo do tradicional trio para violino, violoncelo e piano, pelo menos riquíssimo em sonoridades coloridas e variadas.

Em parte inspirados em compositores europeus e americanos algumas obras composta para este grupo de instrumentos começaram a aparecer no repertório nacional. Um tendência que vem aumentando nos últimos anos.

Os interessados podem adquirir o CD através do site da Livraria Arlequim.

***

O programa radiofônico Concertos UFRJ, resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1).

cdfagerlande2013

Música Brasileira para oboé, fagote e piano

Repertório do CD

Sigismond Neukomm