Orquestra Juvenil

orquestrajuvenilA Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André Cardoso em 1995 quando ainda era professor substituto da Escola de Música, com o objetivo de proporcionar aos alunos dos cursos Básico e Intermediário as primeiras experiências com a prática orquestral. Fazem parte também da orquestra alunos de outras instituições, assim como de professores particulares que encaminham seus alunos para a Escola de Música de forma a praticarem a música de conjunto.

Com repertório direcionado ao aprendizado e treinamento de seus jovens músicos, a orquestra sempre apresentou obras originais e adaptações, transcrições e arranjos de modo a atender aos diferentes níveis de desenvolvimento de seus integrantes. O trabalho é coordenado pelo maestro André Cardoso mas a orquestra é conduzida por alunos de regência orquestral da Escola de Música, que assim também adquirem experiencia prática à frente de um grupo.

Já se apresentaram com a orquestra os maestros Jésus Figueiredo,Oswaldo Carvalho, Rigoberto Moraes e Tobias Volkman. Atualmente a orquestra é dirigida pela maestrina Priscila Bomfim.

Veja vídeos da Orquestra Juvenil da UFRJ executando dois movimentos das "Cinco Miniaturas" do compositor Edmundo Villani-Côrtes, a Toada e o Baião, em concerto realizado em dezembro de 2009 no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, sob a regência de Priscila Bomfim.