Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Editora UFRJ lança livro sobre música
Editora UFRJ lança livro sobre música PDF Imprimir E-mail
Veículo: Portal da UFRJ   
Qui, 12 de Dezembro de 2013

Matéria publicada no Portal da UFRJ (12/12/2013) sobre lançamento de livro do professor Carlos Almada.

 

Editora UFRJ
Editora UFRJ lança livro sobre música
ASSESSORIA DE IMPRENSA - GABINETE DO REITOR
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Contraponto em música popular: fundamentação teórica e aplicações composicionais, do professor Carlos Almada, é o próximo livro a ser lançado pela Editora UFRJ. O evento acontecerá no dia 17 de dezembro, às 19 horas, na Escola de Música, R. do Passeio, 98, Centro.

 

O livro, que faz parte da série Didáticos, completa uma trilogia dedicada à formação teórica básica e necessária para o arranjador (e/ou compositor) de música popular. Dando sequência aos títulos Arranjo (2001) e Harmonia funcional (2009), a obra pretende preencher uma lacuna considerável: a inexistência de textos sobre uma técnica voltada para as características específicas e peculiares da música popular.

 

A estrutura do livro compreende cinco capítulos, com grande quantidade de exemplos e exercícios para facilitar a compreensão do leitor. No primeiro, o autor faz um breve painel histórico sobre a prática e a teoria do contraponto tradicional, de modo a fornecer ao leitor uma perspectiva das diversas mudanças ocorridas em relação a tal disciplina no pensamento e na criação musical do Ocidente no decorrer dos séculos. No segundo é feita uma revisão sucinta dos princípios do contraponto tonal estrito, estabelecidos pelo compositor e teórico austríaco Johann Joseph Fux (1660-1741) no tratado Gradus ad Parnassum (1725), que servem de base para o estabelecimento dos princípios específicos do contraponto em música popular. O terceiro capítulo apresenta os princípios de um contraponto "prático", ao lado de algumas das principais técnicas composicionais (imitação, modulação, cânone e contraponto invertível) e formas polifônicas praticadas no período barroco (suíte, invenção, prelúdio coral, passacalha, chacona e, especialmente, fuga). O quarto e principal capítulo do livro propõe princípios específicos para uma teoria contrapontística adaptada à música popular. Tais princípios são elaborados da maneira mais abstrata e generalizante possível, com a intenção de abranger as inúmeras variantes de gêneros existentes. O quinto e último capítulo relaciona as aplicações práticas dos princípios teóricos introduzidas no capítulo anterior, abrangendo um representativo e variado painel de gêneros populares e instrumentações, com destaque especial ao tratamento rítmico na polifonia.

 

Carlos Almada é professor da UFRJ, compositor e arranjador, com atuação na música popular, tendo realizado trabalhos para diversos cantores e grupos musicais como Fernanda Abreu (Raio X), Maria Eugênia (Pindorama), Cláudio Lins (Cláudio Lins, Vol.I), Tio Samba (Quero ver) Tereza Pineschi (O teu grammophone é bão), Fred Martins (Janelas) e Tio Samba (É batata!).

 

Contraponto em música popular: fundamentação teórica e aplicações composicionais
Carlos Almada
222 páginas; R$ 40,00 ; 17x24cm
ISBN 978-85-7108-374-5
2013

 

Lançamento: 17 de dezembro, às 19h, na Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Assessoria de Imprensa:
Maria do Socorro Moura – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tels. 2542-7646 / 9296-6806

Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO