Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Editora UFRJ lança livro sobre música
Editora UFRJ lança livro sobre música PDF Imprimir E-mail
Veículo: Portal da UFRJ   
Qui, 12 de Dezembro de 2013

Matéria publicada no Portal da UFRJ (12/12/2013) sobre lançamento de livro do professor Carlos Almada.

 

Editora UFRJ
Editora UFRJ lança livro sobre música
ASSESSORIA DE IMPRENSA - GABINETE DO REITOR
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Contraponto em música popular: fundamentação teórica e aplicações composicionais, do professor Carlos Almada, é o próximo livro a ser lançado pela Editora UFRJ. O evento acontecerá no dia 17 de dezembro, às 19 horas, na Escola de Música, R. do Passeio, 98, Centro.

 

O livro, que faz parte da série Didáticos, completa uma trilogia dedicada à formação teórica básica e necessária para o arranjador (e/ou compositor) de música popular. Dando sequência aos títulos Arranjo (2001) e Harmonia funcional (2009), a obra pretende preencher uma lacuna considerável: a inexistência de textos sobre uma técnica voltada para as características específicas e peculiares da música popular.

 

A estrutura do livro compreende cinco capítulos, com grande quantidade de exemplos e exercícios para facilitar a compreensão do leitor. No primeiro, o autor faz um breve painel histórico sobre a prática e a teoria do contraponto tradicional, de modo a fornecer ao leitor uma perspectiva das diversas mudanças ocorridas em relação a tal disciplina no pensamento e na criação musical do Ocidente no decorrer dos séculos. No segundo é feita uma revisão sucinta dos princípios do contraponto tonal estrito, estabelecidos pelo compositor e teórico austríaco Johann Joseph Fux (1660-1741) no tratado Gradus ad Parnassum (1725), que servem de base para o estabelecimento dos princípios específicos do contraponto em música popular. O terceiro capítulo apresenta os princípios de um contraponto "prático", ao lado de algumas das principais técnicas composicionais (imitação, modulação, cânone e contraponto invertível) e formas polifônicas praticadas no período barroco (suíte, invenção, prelúdio coral, passacalha, chacona e, especialmente, fuga). O quarto e principal capítulo do livro propõe princípios específicos para uma teoria contrapontística adaptada à música popular. Tais princípios são elaborados da maneira mais abstrata e generalizante possível, com a intenção de abranger as inúmeras variantes de gêneros existentes. O quinto e último capítulo relaciona as aplicações práticas dos princípios teóricos introduzidas no capítulo anterior, abrangendo um representativo e variado painel de gêneros populares e instrumentações, com destaque especial ao tratamento rítmico na polifonia.

 

Carlos Almada é professor da UFRJ, compositor e arranjador, com atuação na música popular, tendo realizado trabalhos para diversos cantores e grupos musicais como Fernanda Abreu (Raio X), Maria Eugênia (Pindorama), Cláudio Lins (Cláudio Lins, Vol.I), Tio Samba (Quero ver) Tereza Pineschi (O teu grammophone é bão), Fred Martins (Janelas) e Tio Samba (É batata!).

 

Contraponto em música popular: fundamentação teórica e aplicações composicionais
Carlos Almada
222 páginas; R$ 40,00 ; 17x24cm
ISBN 978-85-7108-374-5
2013

 

Lançamento: 17 de dezembro, às 19h, na Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Assessoria de Imprensa:
Maria do Socorro Moura – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tels. 2542-7646 / 9296-6806

Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO