Salão Leopoldo Miguez

Matéria publicada na Revista Concerto, edição de novembro de 2013, sobre o Salão Leopoldo Miguez.

revistaconcerto2013-11

Salão Leopoldo Miguez
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

No prédio histórico da atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localiza-se uma pequena joia: o Salão Leopoldo Miguez, construído ainda nos tempos do Instituto Nacional de Música, que veio substituir o Concervatório de Música após aIndependência, em 1889. Com projeto arquitetônico de Ci?iano Lemos e inspirado na Sala Gaveau de Paris, o salão foi pensado como local de solenidades e, sobretudo, para abrigar os concertos dos alunos e preofessores da instituição. No foyer que dá acesso à plateia, destacam-se os painéis de Antonio Parreiras (1860-1937): "Os sons", "Eolo", "Orpheo" e "Osiris". Considerado um dos pintores mais importantes de sua época, Parreiras também foi o responsável pelas imagens que ilustram outra sala de concertos, a do antigo Conservatório de Minas Gerias (hoje pertenente à UFMG). Além da plateia, o Salão Leopoldo Miguez possui dois balcões, e seu interior tem paredes decoradas e ornamentadas. No palcom chama atenção um afresco do pintor Carlos Oswald (1882-1971).

Um dos maiores destaques do Salão Leopoldo Miguez é o órgão Tamburini, instalado no palco desde 1954. Antes dele a sala contava com outro órgão um Sauer de fabricação alemã que o próprio compositor Leopoldo Miguez doou ao Instituto Nacional de Música quando era diretor de lá. O Tamburini foi construído pela fábrica italiana do mesmo nome, e a disposição dos registros foi projetada pelo organista italiano Fernando Germani (1906-98). O intrumento da Escola de Música possui 4.620 tubos, quatro manuais, pedaleira e 52 registros reais. Completam o instrumental da casa dois pianos Steinway D de cauda inteira.

Além de belo, o Salão Leopoldo Miguez é procurado por artistas para gravações devido a sua óima acústica. A sala, que recentemente passou por uma revitalização – ainda está a receber um sistema de ar-consicionado -, é palco de concertos de câmara e sinfônicos e sedia uma série de atividades acadêmicas, como recitais, ensaios e palestras. [Por Camila Frésca]