Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Salão Leopoldo Miguez
Salão Leopoldo Miguez PDF Imprimir E-mail
Veículo: Revista Concerto   
Qui, 14 de Novembro de 2013

Matéria publicada na Revista Concerto, edição de novembro de 2013, sobre o Salão Leopoldo Miguez.

 

 
revistaconcerto2013-11
 

Salão Leopoldo Miguez
Escola de Música da UFRJ
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

No prédio histórico da atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localiza-se uma pequena joia: o Salão Leopoldo Miguez, construído ainda nos tempos do Instituto Nacional de Música, que veio substituir o Concervatório de Música após aIndependência, em 1889. Com projeto arquitetônico de Ciŕiano Lemos e inspirado na Sala Gaveau de Paris, o salão foi pensado como local de solenidades e, sobretudo, para abrigar os concertos dos alunos e preofessores da instituição. No foyer que dá acesso à plateia, destacam-se os painéis de Antonio Parreiras (1860-1937): "Os sons", "Eolo", "Orpheo" e "Osiris". Considerado um dos pintores mais importantes de sua época, Parreiras também foi o responsável pelas imagens que ilustram outra sala de concertos, a do antigo Conservatório de Minas Gerias (hoje pertenente à UFMG). Além da plateia, o Salão Leopoldo Miguez possui dois balcões, e seu interior tem paredes decoradas e ornamentadas. No palcom chama atenção um afresco do pintor Carlos Oswald (1882-1971).

 

Um dos maiores destaques do Salão Leopoldo Miguez é o órgão Tamburini, instalado no palco desde 1954. Antes dele a sala contava com outro órgão um Sauer de fabricação alemã que o próprio compositor Leopoldo Miguez doou ao Instituto Nacional de Música quando era diretor de lá. O Tamburini foi construído pela fábrica italiana do mesmo nome, e a disposição dos registros foi projetada pelo organista italiano Fernando Germani (1906-98). O intrumento da Escola de Música possui 4.620 tubos, quatro manuais, pedaleira e 52 registros reais. Completam o instrumental da casa dois pianos Steinway D de cauda inteira.

 

Além de belo, o Salão Leopoldo Miguez é procurado por artistas para gravações devido a sua óima acústica. A sala, que recentemente passou por uma revitalização – ainda está a receber um sistema de ar-consicionado -, é palco de concertos de câmara e sinfônicos e sedia uma série de atividades acadêmicas, como recitais, ensaios e palestras. [Por Camila Frésca]

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qui, 14 de Novembro de 2013 23:52
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2018 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO